O Instituto Geral de Perícias (IGP) compartilhou um alerta com os gaúchos nesta terça-feira (6) a respeito de um suposto áudio que vem circulando as redes sociais afirmando que o Estado do RS vem orientando a polícia a “faturar” com a aplicação de multas para ter entrada de dinheiro.
No áudio de 3 minutos e 55 segundos, um homem que seria caminhoneiro alega ter sido abordado em um posto policial ao sair de Tramandaí no sentido à freeway.
Segundo o falso relato do homem, o policial que fez a abordagem diz haver “ordem do governador do RS” e um relatório com “quantidade de abordagens e percentual a ser feito de multas”.
Confira o alerta feito pelo IGP:
Sempre que você precisar tirar alguma dúvida sobre serviços do Estado, procure o site ou as redes sociais oficiais do governo. Sobre o trânsito, os melhores canais são as redes e os sites do Detran/RS e do CRBM.
Fique esperto para não cair em fake news. Desconfie especialmente de áudios, imagens ou mensagens que cheguem sinalizadas como “Encaminhada com frequência”. A chance de ser uma mentira, como essa sobre multas, é grande. Não repasse e alerte quem te encaminhou.
Não há, nem nunca houve, qualquer orientação do governo para aplicação arrecadatória de multas ou qualquer outra interferência no trabalho de fiscalização de trânsito feito pelos agentes do Detran ou Comando Rodoviário da Brigada Militar.
.