O comando do 3º Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (3º BPat) apresentou um levantamento dados da criminalidade de Bento Gonçalves. Os números mostram uma expressiva redução dos indicadores entre os meses de janeiro e setembro de 2024 comparado ao mesmo período do ano passado.
Dos cinco crimes monitorados pelo comando do Batalhão, quatro deles apresentaram uma redução que varia de 27% a 86%. Entre eles estão o roubo de carga (-86%), roubo de veículo (-58%), roubo a pedestre (-59%), roubo a estabelecimento comercial (-59%) e furto de veículo (-27%).
Combate direto ao tráfico de drogas
De acordo com o comandante do 3º Bpat, tenente-coronel Chesani, a redução criminal surge como reflexo do aumento da produtividade do batalhão, com números que ultrapassam a marca dos 100%. Ele observa que o tráfico de drogas é responsável direto no aumento da criminalidade. Devido a isso, uma das estratégias mais usadas foi o emprego de forças-tarefas para a prisão de traficantes.
Ações contra o tráfico de drogas resultaram num aumento de mais de 138% de prisões. Foram 129 pessoas detidas no período, retirando-se das ruas cerca de 100 kg de entorpecentes. Este número representou um aumento de 1.587% nas apreensões de drogas no recorte de tempo em relação aos mesmos nove meses do ano anterior.
Somam-se aos resultados a prisão de 63 foragidos (+34%), 68 apreensões de armas (+106%) e 453 prisões em flagrantes (+45%).
Ainda de acordo com o tenente-coronel, outro fator que contribuiu para a redução foi a atuação conjunta dos órgãos de segurança pública (Brigada Militar, Polícia Civil, Susepe, Secretaria Municipal de Segurança, Polícia Rodoviária Estadual e Federal).