BALANÇO SEGURANÇA PÚBLICA

Ações integradas foram fatores determinantes para a queda nos índices de violência em Caxias do Sul

Integração de forças de segurança e serviços como iluminação foram apontados na coletiva de imprensa sobre a segurança pública no Município

Ações integradas foram fatores determinantes para a queda nos índices de violência em Caxias do Sul. Foto: Marcelo Oliveira/Grupo RSCOM.
Ações integradas foram fatores determinantes para a queda nos índices de violência em Caxias do Sul. Foto: Marcelo Oliveira/Grupo RSCOM.

Os índices de violência em Caxias do Sul no primeiro semestre do ano e a integração dos serviços das forças de segurança a nível municipal, estadual e federal, juntamente com outras iniciativas da gestão pública, foi apontada como fator determinante para tal. Os dados analisados foram apresentados em coletiva de imprensa nesta segunda-feira (07), no Centro Integrado de Operações de Caxias do Sul – Ciop.

Conforme explanado, o primeiro semestre de 2025 foi considerado positivo na cidade em comparação ao mesmo período de 2024. Entre os números apresentados, se destacou a redução de 61% dos homicídios. Além disso, o roubo a pedestre também apresentou baixa significativa. Em relação a 2024 houve diminuição de 33% dos registros desse crime. O roubo de veículos também foi apontado no balanço. Segundo informações disponibilizadas, a baixa chegou a 37%, enquanto o roubo a estabelecimento foi de -42%.

O prefeito Adiló Didomenico destacou em sua fala os investimentos em tecnologia, como no caso do cercamento eletrônico, considerada uma ferramenta muito importante que está à disposição das forças de segurança. No entanto, ressaltou que todo esse equipamento não daria o resultado se não fosse o trabalho integrado das forças de segurança, presentes no encontro, como a Guarda Municipal, Brigada Militar, Polícia Civil, Polícia Penal, e as polícias rodoviárias Estadual e Federal.

Segundo ele, esse somatório com índices bem melhores em comparação ao ano passado deverá reverberar ainda mais, com vista na melhora que vem sendo feita na iluminação pública e também no aumento do número de câmeras de monitoramento que deve continuar recebendo investimentos A ampliação de equipes, viaturas e armamento por parte do Governo do Estado também foi destacada por ele.

“Nós pretendemos, além do chamamento de novos guardas até o primeiro semestre de 2026. Além disso, buscamos a ampliação para mil câmeras de monitoramento, conforme for disponibilizada verba para isso. Também está em nosso horizonte, os semáforos inteligentes para despachar um pouco mais o trânsito. Já temos um estudo e gostaríamos de ter implantado, mas tudo passa por questão orçamentária”, anuncia Adiló.

Dados Apresentados na Coletiva

Os demais dados apresentados na coletiva podem ser conferidos aqui.