IRREGULARIDADES

Abatedouro clandestino de bovinos é descoberto em propriedade rural em Guaporé

Ação da Brigada Militar, Ministério Público e órgãos municipais resultou na apreensão de 370 kg de carne imprópria para consumo

Fotos: Patram/Divulgação
Fotos: Patram/Divulgação

Guaporé - A Brigada Militar, por meio do 3º Grupo de Policiamento Ambiental (3º GPA) de Bento Gonçalves, flagrou um abatedouro clandestino de bovinos em Guaporé. A vistoria ocorreu na tarde desta terça-feira (2), em uma propriedade às margens da ERS-129, Linha 8ª, após solicitação do Ministério Público.

Durante a inspeção, realizada pela Patrulha Ambiental (Patram) com apoio da Inspetoria Veterinária e da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura de Guaporé, foi localizado um pavilhão equipado para o processamento de carne bovina. No local, havia uma câmara fria com grandes cortes de carne, um freezer com produtos embalados e cerca de 370 quilos de carne sem procedência, considerada imprópria para o consumo.

Abatedouro Clandestino Descoberto

Também foram apreendidos equipamentos como serras elétricas, balança digital, facas, ganchos e registros de venda e encomendas. A ação contou ainda com representantes do Departamento de Defesa Agropecuária do RS e de um médico veterinário do município.

O material recolhido foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Guaporé. A carne passou por avaliação técnica e, por não apresentar condições adequadas de consumo, foi inutilizada com produtos químicos e descartada em aterro sanitário de Serafina Corrêa, sob responsabilidade da Inspetoria Veterinária e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura.

Um Auto de Constatação será elaborado pela Patram e encaminhado às autoridades competentes, a fim de subsidiar a continuidade da investigação conduzida pelo Ministério Público.