Foto: Butantan/Divulgação
Foto: Butantan/Divulgação

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou nesta quarta-feira (26) o registro da vacina contra a dengue desenvolvida pelo Instituto Butantan, pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O imunizante é o primeiro no mundo a exigir apenas uma dose. De acordo com o Butantan, já existem 1 milhão de unidades prontas para serem distribuídas.

A previsão é que a aplicação das doses pela rede pública tenha início em 2026, de forma gratuita, integrando o Sistema Único de Saúde (SUS). A estimativa do instituto é de que mais de 30 milhões de doses estejam disponíveis a partir de meados desse mesmo ano.

Padilha classificou o dia como “de alegria, de vitória da vacina e de vitória da ciência”. Ele destacou a cooperação entre o SUS e as instituições públicas de pesquisa, como o Butantan, para a conquista.

“Sabemos já dos dados publicados, sabemos da segurança dessa vacina. Estamos falando de um hat-trick: é uma vacina 100% brasileira, tem capacidade de proteção ampla e é uma dose apenas”, afirmou o ministro da Saúde.

A nova vacina será incorporada ao Programa Nacional de Imunização (PNI). O Ministério da Saúde se prepara para apresentar a novidade já nesta quinta-feira (27) à Comissão Tripartite, que reúne secretários estaduais e municipais de saúde.

Nessa reunião, será discutida a estratégia de incorporação do imunizante na rede pública. O Butantan reafirmou que já possui 1 milhão de doses fabricadas e mantém a projeção de mais de 30 milhões para meados de 2026.