Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A Universidade de Caxias do Sul (UCS) apresentou ao senador Hamilton Mourão um pedido de recursos para viabilizar a criação do Centro Interprofissional de Atendimento a Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (CiaTEA). A solicitação, no valor de R$ 1 milhão, foi apresentada durante reunião realizada no dia 6 de fevereiro, em Porto Alegre, e prevê a destinação de emenda parlamentar para adequações estruturais do espaço que abrigará o serviço, no Campus-Sede, além da aquisição de equipamentos iniciais.

“O senador Mourão louvou o projeto, classificando-o como fundamental para atender às necessidades contemporâneas da sociedade, e comprometeu-se a, nos próximos dois meses, dedicar atenção à solicitação dos recursos”, afirma o reitor da UCS, Gelson Leonardo Rech

O projeto tem como objetivo ampliar o acesso ao atendimento especializado para pessoas com transtorno do espectro autista (TEA) e fortalecer a educação e a formação profissional. A rede pública de ensino de Caxias do Sul, conta com cerca de mil crianças e adolescentes diagnosticados com TEA, número que inclui ainda casos da região que deverão ser contemplados pelo centro.

Idealizado em 2022 e já aprovado pelo Conselho Diretor da Fundação Universidade de Caxias do Sul (FUCS), o CiaTEA deverá funcionar em parceria com instituições públicas, privadas e movimentos que visam dar respostas à crescente demanda de atenção aos autistas da cidade e da região. O atendimento irá envolver professores, alunos e técnicos de cursos como Medicina, Psicologia, Fonoaudiologia, Nutrição, Assistência Social, Educação Física, Fisioterapia e Pedagogia.

Na reunião com senador Hamilton Mourão, restiveram presente o reitor da Universidade de Caxias do Sul, Gelson Leonardo Rech, o vice-reitor, Asdrubal Falavigna, e o chefe de gabinete da UCS, Givanildo Garlet. A conversa foi intermediada pelo vereador caxiense Daniel Santos.