Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Bento Gonçalves estão sem condições de aplicar vacinas em suas salas de imunização devido a falhas nas câmaras frias usadas para armazenar os imunizantes. A situação, que se arrasta há meses, tem causado transtornos para moradores que buscam o serviço de rotina.
As unidades atingidas são: Santa Helena, Aparecida, Barracão, Faria Lemos, Progresso, Vila Nova, Municipal, Tuiuty, São Valentim e Fenavinho. De acordo com a Prefeitura, a suspensão parcial do atendimento foi necessária para manutenção dos equipamentos. Uma empresa já foi contratada para os reparos, e a previsão é de que até fim de outubro as salas voltem a funcionar normalmente.
Enquanto isso, a vacinação pode ser feita em qualquer outra UBS da cidade, já que os imunizantes seguem disponíveis na rede municipal. Para reduzir os impactos, a Secretaria de Saúde ampliou atendimentos aos sábados e programou ações extras, como o Dia D de Multivacinação, previsto para o próximo dia 18, que também atenderá os bairros afetados.
A Prefeitura afirma que está trabalhando para normalizar a situação o quanto antes. Até a conclusão dos reparos, a orientação é que os moradores busquem as unidades em funcionamento para manter a vacinação em dia.