Após passar por ampla reforma e ampliação, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Mariani foi reinaugurada na noite desta segunda-feira (21). A cerimônia contou com a presença da comunidade, autoridades locais e apresentações musicais.
Com a obra, a área útil da unidade passou de 432 para 477 metros quadrados. A estrutura agora conta com climatização nos consultórios e adequações nas redes elétrica, hidráulica e sanitária. Além disso, houve melhorias no gerenciamento de riscos e na infraestrutura geral. A UBS está preparada para atender cerca de 10 mil usuários.
Detalhes do investimento e execução da reforma
Com investimento de aproximadamente R$ 2,2 milhões, as obras foram iniciadas ainda em agosto de 2023. Elas foram concluídas pela empresa BJ Queiroz Engenharia e Construções Ltda, que assumiu o projeto em outubro de 2024, após a rescisão contratual com a empresa anterior.
Durante a cerimônia, a gerente da UBS Mariani, Ediléia Craco Sganzerla, enfatizou o quanto a nova estrutura deve beneficiar a comunidade.
“A gente sabe da importância da atenção primária, de trabalhar com a UBS, de trabalhar com a população, de ter agentes comunitários próximos da gente, próximos da assistência. É isso que a gente espera, que um bom trabalho feito na atenção primária tenha um resultado bem positivo, significativo na saúde da comunidade”, complementou.
O secretário municipal da Saúde, Geraldo da Rocha Freitas Júnior, agradeceu à equipe envolvida na obra e à comunidade local. Ele reconheceu a paciência durante o período de reforma.
Impacto e próximos passos na Saúde Municipal
O prefeito Adiló Didomenico, por sua vez, destacou os recentes investimentos do município na área da saúde. Ele mencionou a entrega da nova UBS Esplanada e a implementação de programas como o Agenda+ e a telessaúde. Além disso, reforçou o uso responsável das ferramentas de saúde do Município.
Além do prefeito e do secretário, estiveram presentes vereadores, secretários e representantes de associações e demais