INVESTIMENTO

TJ garante hemodiálise em hospital da Serra Gaúcha e beneficia 35 mil moradores

A unidade, prevista para ser inaugurada até o fim do ano, vai atender mais de 35 mil pessoas dos Campos de Cima da Serra, evitando o deslocamento dos pacientes até Passo Fundo ou Caxias.

Dirigentes do Hospital São Paulo mostram planta da obra ao Presidente Alberto
Créditos: Eduardo Nichele/DICOM-TJRS
Dirigentes do Hospital São Paulo mostram planta da obra ao Presidente Alberto Créditos: Eduardo Nichele/DICOM-TJRS

O Presidente do Tribunal de Justiça, Desembargador Alberto Delgado Neto, visitou nesta quarta-feira (20) as obras de instalação do setor de hemodiálise no Hospital São Paulo, em Lagoa Vermelha. A unidade, prevista para ser inaugurada até o fim do ano, vai atender mais de 35 mil pessoas dos Campos de Cima da Serra, evitando o deslocamento dos pacientes até Passo Fundo.

O superintendente da Fundação Araucária, Ademir Perineto, destacou que a iniciativa só foi possível após articulação do Judiciário junto ao Executivo, dentro do programa Judiciário Solidário.

“O TJ acionou a Secretaria da Saúde, que incluiu o hospital no Programa Avançar na Saúde. Foi decisivo para que a obra saísse do papel”, afirmou.

Judiciário Solidário e a Saúde Regional

Alberto Delgado Neto reforçou o papel social do Judiciário. “Mais do que julgar processos, estamos contribuindo diretamente com a vida das pessoas, em especial na saúde”, disse.

O Secretário de Turismo do Estado, Ronaldo Santini, também acompanhou a visita e ressaltou o ineditismo da ação. “Nunca vi nada parecido: o Judiciário destinando recursos para hospitais públicos e reduzindo a judicialização”, afirmou.

O prefeito de Lagoa Vermelha, Eloir Morona, agradeceu o apoio e disse que a iniciativa muda a realidade da região.

“Não era obrigação da Justiça atuar dessa forma, mas o impacto social é imenso”, resumiu.