CASOS CONFIRMADOS

Surto de meningite preocupa Bento Gonçalves; município reforça vacinação

Cidade registrou seis casos da doença em 2025; dose de reforço agora é feita com a vacina ACWY, disponível no SUS para crianças de 1 ano

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Bento Gonçalves vive um surto de doença meningocócica do sorogrupo B. Desde abril, seis casos foram confirmados no município, segundo o Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS). Os primeiros três registros ocorreram no mesmo mês e tinham vínculo epidemiológico entre si. Em julho, um novo caso foi identificado, seguido de outros dois em agosto, sem relação entre eles. Apesar da gravidade da doença, nenhum dos pacientes morreu.

A doença meningocócica é uma das formas mais severas de meningite, caracterizada por uma inflamação das meninges – membranas que revestem o cérebro e a medula espinhal. Ela é causada pela bactéria Neisseria meningitidis e pode evoluir rapidamente, apresentando altos índices de letalidade. A transmissão ocorre de pessoa para pessoa, pelo contato com secreções respiratórias de indivíduos infectados, mesmo que não apresentem sintomas.

Após a confirmação dos casos, as secretarias Municipal e Estadual de Saúde, junto ao Ministério da Saúde, adotaram medidas de contenção, incluindo quimioprofilaxia ampliada. Nessa estratégia, além de familiares e contatos próximos dos pacientes, pessoas que tiveram exposições rápidas e ocasionais também receberam medicamento preventivo para reduzir o risco de novos casos.

Vacinação: nova dose de reforço

Para ampliar a proteção da população infantil, o reforço do esquema vacinal aos 12 meses passou a ser feito com a vacina meningocócica ACWY, que protege contra quatro sorogrupos da bactéria (A, C, W e Y). Antes da atualização, esse reforço era realizado apenas com a vacina meningocócica C.

O esquema básico continua prevendo duas doses da vacina meningocócica C, aplicadas aos 3 e 5 meses de idade. A vacina contra o sorogrupo B, responsável pelo surto em Bento Gonçalves, não está disponível na rede pública.

Onde se vacinar

Em Bento Gonçalves, a vacinação está disponível nas Unidades de Saúde, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h e das 13h às 16h30, exceto nas unidades Cohab, Barracão, Progresso e nas localizadas no interior.

No dia 18 de outubro, será realizado o Dia D de multivacinação, uma oportunidade para famílias colocarem em dia o calendário vacinal de crianças e adolescentes.