A Secretaria Municipal de Saúde de Bento Gonçalves, juntamente com o Hospital Tacchini, disponibiliza desde fevereiro, o teste da linguinha a todos os recém nascidos. O teste é realizado antes mesmo da alta hospitalar.
O exame é padronizado, rápido e indolor, que possibilita diagnosticar e indicar o tratamento precoce das limitações dos movimentos causadas pela língua presa, que podem acometer as funções de sugar, engolir, mastigar e falar. De acordo com a fonoaudióloga, Izana Canova, é importante, além do exame, observar a amamentação do recém nascido.
Os casos em que haja suspeita de problemas com o bebê, o mesmo é encaminhado às fonoaudiólogas da rede pública, que irão reavaliar a língua e avaliar a amamentação e se necessário o procedimento de liberação da língua. O procedimento é realizado no Centro de Especialidades Odontológicas e o recém nascido segue com acompanhamento dos profissionais.
Os bebês, que por ventura não forem avaliados no hospital, as mães podem procurar a Unidade de Saúde mais próxima para agendar um horário com as fonoaudiólogas da rede.
Foto: Marina Teles/Divulgação