A nova UTI Pediátrica do Hospital Tacchini, em Bento Gonçalves, foi oficialmente inaugurada no fim da tarde desta segunda-feira (7) com a presença da secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann. Durante a visita, foi realizado o descerramento da placa que marca a inauguração formal da unidade, seguido de um coquetel.
No dia 26 de junho, já havia ocorrido uma cerimônia simbólica com representantes do hospital, autoridades locais e estaduais. Na ocasião, o governador Eduardo Leite e a secretária adjunta da Saúde, Ana Costa, não puderam comparecer por conta das condições climáticas que impediram o transporte aéreo.
Viabilizada por meio do programa estadual Avançar Mais na Saúde, a obra recebeu um investimento de R$ 2,3 milhões do governo do Estado, com contrapartida de aproximadamente R$ 331 mil do hospital. A intervenção foi reconhecida com o selo de melhor execução dentro do programa.
A secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, destacou que esses leitos de UTI pediátricos, oficialmente inaugurados, significam mais um passo importante que o Hospital Tacchini dá em estrutura e oferta técnica para a região, mas também para o estado do Rio Grande do Sul.
“Nós, na nossa grade, tínhamos 20 pacientes aguardando leito de UTI pediátrico, dos quais 15 por problemas respiratórios. Então, esta UTI vai poder acolher mais, ter um espaço melhor organizado, dentro das normas previstas para espaço que abrigue cuidados intensivos, como hoje vimos aqui no Hospital Tacchini”, ressalta.
Dra. Simone Caldeira Silva, coordenadora médica da UTI pediátrica e neonatal, também ressalta a novidade como algo de impacto direto para a comunidade, a criação de uma rede de cuidado materno-infantil, e já traça novos passos para a evolução do serviço de cuidado em saúde.
Durante o evento, autoridades realizaram discursos e visitaram a estrutura da UTI Pediátrica do Hospital Tacchini. Estiveram presentes representantes da instituição de saúde, como o superintendente Hilton Mancio e o presidente do Conselho de Administração, Leonardo Giordani, além da secretária estadual de Saúde, Arita Bergmann, o prefeito de Bento Gonçalves, Diogo Siqueira, a secretária municipal de Saúde, Daiane Piuco, a coordenadora regional de Saúde, Tatiane Fiorio, o vereador Thiago Fabris e o prefeito de Pinto Bandeira, Adilso Salini.
Ampliação e Melhorias na UTI Pediátrica
A UTI passou a ocupar 412,5 metros quadrados no 4º andar do prédio B — mais que o dobro da área anterior. A ampliação proporcionou a instalação de leitos individualizados, garantindo mais privacidade e conforto para os pacientes e seus familiares, além de atender às exigências atuais das normas sanitárias. A unidade conta com 10 leitos voltados ao atendimento de crianças pelo SUS. Antes da reforma, parte dos leitos era reservada exclusivamente a berços, o que limitava a capacidade de atendimento.
O Hospital Tacchini também é referência na Linha de Cuidado Materno-Infantil para gestantes de risco habitual nos municípios de Bento Gonçalves, Carlos Barbosa, Monte Belo do Sul, Pinto Bandeira e Santa Tereza — uma região com cerca de 160 mil habitantes. Também atende gestantes de alto risco de outros 22 municípios da Serra Gaúcha, beneficiando uma população estimada em 320 mil pessoas.