Foto: Rafael da Silva Carvalho
Foto: Rafael da Silva Carvalho

Caxias do Sul inicia, nesta quinta-feira (5), a implantação do e-SUS Prontuário, sistema eletrônico do Ministério da Saúde voltado à informatização da Atenção Primária. A implementação da ferramenta ocorre por meio de parceria entre o município e o Governo Federal e começa com a entrega de tablets a agentes comunitários de saúde e de endemias, permitindo o registro digital das informações durante os atendimentos.

Nesta primeira etapa, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) adquiriu 195 equipamentos, que permitirão a integração direta dos dados ao sistema, eliminando a necessidade de registros manuais e otimizando o trabalho dos profissionais. O lançamento oficial ocorre na UBS São Vicente, às 14h, com a participação de autoridades federais, estaduais e municipais, além de servidores e representantes da comunidade.

Foto: Rafael da Silva Carvalho

O e-SUS Prontuário busca promover organização e integração das informações de saúde, facilitando o acompanhamento dos pacientes, a continuidade do cuidado e a gestão dos serviços. A estratégia segue as diretrizes do Ministério da Saúde e busca fortalecer a Atenção Primária como porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS), além de qualificar o trabalho das equipes.

O secretário municipal da Saúde, Rafael Bueno, afirma que a implantação do sistema faz parte de um processo de modernização iniciado pela atual gestão.

Bueno também ressaltou que a tecnologia contribui para melhorar as condições de trabalho dos servidores.

“Quem cuida das pessoas merece ter as melhores condições de trabalho. Agora, com mais tecnologia, o trabalho fica mais rápido, organizado e eficiente”, afirmou.

O secretário ainda destacou que logo os equipamentoa chegarão a todas as Unidades Básicas de Saúde de Caxias do Sul.

Entenda mais o e-SUS

O e-SUS (Eletrônico do Sistema Único de Saúde) é uma estratégia do Ministério da Saúde para informatizar e qualificar a gestão da informação na Atenção Primária (APS) e outras áreas do SUS, buscando um “SUS eletrônico” com prontuários individuais, coleta de dados simplificada e integração nacional,  para melhorar o cuidado, o financiamento e a gestão da saúde pública, usando softwares como o PEC (Prontuário Eletrônico do Cidadão) e o e-SUS Notifica para doenças específicas.