TECNOLOGIA

Secretaria da Saúde de Caxias do Sul estuda implantar sistema de agendamento digital inspirado em Porto Alegre

Comitiva da SMS visitou a capital nesta sexta-feira (10), para conhecer o sistema de tecnologia utilizado para agilizar o atendimento à população

Foto: Daniel Corrêa/Divulgação
Foto: Daniel Corrêa/Divulgação

Uma comitiva da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Caxias do Sul visitou, nesta sexta-feira (10), a pasta da área em Porto Alegre. Liderados pelo secretário Rafael Bueno, os gestores conheceram o sistema de tecnologia implantado na capital para otimizar o atendimento à população. A meta é proporcionar as mesmas experiências à população caxiense no primeiro semestre de 2026.

A equipe foi recebida pelo secretário Fernando Ritter e gestores de diversas áreas. Durante o encontro, os diretores de Caxias do Sul fizeram questionamentos sobre as principais demandas e ouviram encaminhamentos feitos pela SMS da capital, como a marcação de consultas e exames via aplicativo e WhatsApp.

A pasta de Porto Alegre utiliza o Complexo Regulador da Saúde para gerenciar agendamentos e leitos. Entre as tecnologias em uso estão a informatização da rede do SUS, inteligência artificial para diagnóstico precoce de câncer e sistemas de atendimento eletrônico nas unidades de saúde.

Um exemplo citado é o sistema do Hospital de Pronto Socorro (HPS), que acessa o histórico do paciente para auxiliar nas decisões clínicas. Outra ferramenta são os painéis de transparência, que permitem ao público acompanhar as filas de espera por consultas e exames através da internet.

Há ainda monitoramento com tecnologia para detecção precoce de dengue, usando testes rápidos e análise de comportamento por vídeo com alertas automáticos. Todas as 132 unidades de saúde da capital oferecem agendamento por aplicativo.

O secretário Rafael Bueno afirmou que a visita foi fundamental para tirar dúvidas sobre investimentos em tecnologia. Ele destacou que a implementação desses sistemas em Caxias será uma das metas da secretaria para o primeiro semestre de 2026. “A população tem que ter na palma da mão aplicativos, para que se viabilize um fluxo melhor e não se desperdice tempo indo em UBS nem se fique pendurado ao telefone”, ressaltou.