Pessoas pertencentes a grupos prioritários, como idosos, crianças e gestantes, devem buscar a UBS de sua comunidade para fazer a vacina da gripe (Influenza). O pedido é da Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, já que estes públicos são os mais prejudicados pelo vírus respiratório.
Até o momento, apenas 47,98% da meta da campanha de vacinação foi atingida. No total, 133.176 mil caxienses foram imunizados. Destes, 74.788 pessoas são público em geral e 58.388 de prioritários.
A diretora técnica da Vigilância Epidemiológica da SMS, Magda Beatris Teles, ressalta a importância da vacina contra a gripe, que é trivalente, protegendo contra três tipos diferentes de influenza, principalmente os circulantes, que no momento atual são: H3N5, H1N1 e a influenza B.
“Ainda está baixa a adesão pela cobertura vacinal e um aumento expressivo das internações pela Síndrome Respiratória Aguda Grave. Das internações até o momento, 86,7% dos pacientes não estavam vacinados. E dos 94 óbitos registrados aqui na cidade até agora, a maioria idosos, 19 pacientes não fizeram a vacina”, alerta.
Onde se vacinar contra a gripe em Caxias do Sul?
A vacina contra a influenza está disponível para toda a população em todas as UBSs, exceto Mariani, que está sem sala de vacinas na UBS temporária. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira das 8h às 16h. Já as UBSs Cinquentenário, Eldorado, Esplanada, Cruzeiro e Desvio Rizzo atendem das 8h às 20h e as UBSs Reolon e Vila Ipê vacinam das 8h às 19h.
Fonte: Assessoria de Imprensa – SMS