
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) firmou uma parceria inédita com o Instituto Amor em Cuidar para a realização de 60 consultas mensais gratuitas em psiquiatria e psicoterapia em Caxias do Sul. A iniciativa, definida na manhã desta quinta-feira (23), vai ajudar a desafogar as filas de espera da rede pública e gerar uma economia de aproximadamente R$ 100 mil por ano para o município.
O secretário Rafael Bueno e os gestores do instituto, psiquiatra Rimon Hauli e Nikolas Hauli, participaram da reunião de formalização, juntamente ao diretor da SMS, Everson Furtado. Bueno classificou a ação como uma “grande notícia para a saúde mental” e reafirmou o compromisso em otimizar recursos para o bem-estar da população.
“A saúde é fundamental para o bem-estar geral, afetando como pensamos, sentimos e agimos. Influencia a capacidade de lidar com o estresse, construir relacionamentos saudáveis e tomar decisões”, reforçou Rafael Bueno.
Rimon Hauli, do Instituto Amor em Cuidar, afirmou comprometimento em ampliar o apoio ao município, com objetivo de aumentar os atendimentos e melhorar a qualidade de vida da população. Ele destacou que a instituição oferece ambientes separados para adultos, crianças e adolescentes.
As filas por atendimento psiquiátrico no município somam 3.101 pessoas na idade adulta e 488 na infantil. Já para psicoterapia, aguardam 3.571 adultos e 1.479 crianças.