
Foi inaugurada nesta sexta-feira (7) a sala de vacinas do Presídio Regional de Caxias do Sul. A iniciativa é uma parceria entre a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) para ampliar a atenção em saúde às 546 pessoas privadas de liberdade, sendo 450 homens e 96 mulheres.
O espaço foi estruturado para garantir o armazenamento e a aplicação adequada dos imunizantes do calendário vacinal adulto. O ambiente conta com uma câmara de conservação de vacinas, permitindo o controle de temperatura e o abastecimento regular de doses.
Os agentes penitenciários lotados na unidade também serão beneficiados pelas ações de imunização. Segundo a gerente da UBS Prisional, Sônia Valdemira Cristóvão, o espaço representa um marco no cuidado coletivo dentro do sistema prisional.
“A importância da inauguração de uma sala de vacinas dentro de um ambiente prisional é para nos lembrar que a saúde também acontece dentro dos muros. Vacinar não é um ato individual, é um ato coletivo”, destacou Sônia.

Ato de inauguração
O secretário municipal da Saúde, Rafael Bueno, participou da inauguração acompanhado de parte de sua equipe diretiva. Ele afirmou que Caxias do Sul é pioneira na implantação de salas de vacinas em UBSs prisionais.
“Quando nós vacinamos aqui dentro um apenado, o que nós evitamos? Porque eles recebem visitas. Então, se vamos estar cuidando aqui dentro, não vamos ficar propagando lá fora”, ressaltou Bueno.
Com a nova estrutura, a equipe de saúde poderá realizar mutirões de atualização vacinal e manter o acesso permanente às vacinas de rotina. A iniciativa está alinhada à Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade (PNAISP).