INVESTIGAÇÃO

RS tem um caso confirmado e três suspeitos de intoxicação por metanol

Além de confirmação em Porto Alegre, autoridades monitoram suspeitas em Novo Hamburgo, Passo Fundo e na capital; outros três foram descartados

METANOL
Foto: Ilustrativa

O Rio Grande do Sul teve a confirmação do primeiro caso de intoxicação por metanol após consumo de bebida alcoólica. O anúncio foi feito pela Secretaria da Saúde (SES) nesta quarta-feira (8). O paciente é um homem residente em Porto Alegre. Outros três casos suspeitos seguem sob investigação.

O único caso confirmado é de um homem de 42 anos, morador de Porto Alegre. Ele consumiu caipirinhas de vodca em São Paulo no dia 26 de setembro e, entre 12 e 24 horas depois, apresentou febre, dor abdominal, dor de cabeça, visão turva e alteração na percepção de cores. De volta ao Rio Grande do Sul, ele foi atendido no Hospital São Lucas da PUCRS em 30 de setembro, recebeu tratamento e foi liberado. Atualmente, está sendo acompanhado pela equipe de vigilância em saúde da capital.

Mais três casos investigados

Três novos casos suspeitos de intoxicação por metanol estão sob investigação. Eles envolvem homens de 20, 21 e 23 anos, de Passo Fundo, Novo Hamburgo e Porto Alegre, respectivamente. Além disso, já foram descartadas outras três possíveis intoxicações em Nova Santa Rita, Porto Alegre e Santa Maria.