O presidente da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul, Lucas Caregnato (PT), propôs a convocação do secretário municipal da Saúde, Geraldo da Rocha Freitas Junior, para prestar esclarecimentos aos parlamentares. A proposta foi feita durante a sessão ordinária desta quarta-feira (17). Na mesma ocasião, ele sugeriu a criação de uma fundação público-privada para contratar horas médicas ou médicos como pessoas jurídicas (PJs).
Caregnato explicou que, para concretizar a convocação, é necessário um requerimento assinado por pelo menos três vereadores, com base no artigo 234 do Regimento Interno da Casa. Ele sustentou que, uma vez convocado, o secretário será obrigado a responder aos questionamentos dos parlamentares.
O presidente do Legislativo afirmou que a tolerância com os problemas da saúde municipal se esgotou, classificando-a como um dos piores exemplos de gestão pública do país. Ele enumerou gargalos como falta de médicos nas UPAs, UBSs e no CES, déficit em estoques de medicamentos, goteiras nas unidades e prazos longos para exames e diagnósticos. Caregnato também lembrou que a CPI da Saúde da legislatura anterior já havia apontado inconsistências no setor.