Cidades

Prefeitura de Garibaldi confirma que paciente morto com Coronavírus buscou atendimento médico prévio

Poder público afirma que seguiu protocolos recomendados pelo Ministério da Saúde.

Prefeitura de Garibaldi confirma que paciente morto com Coronavírus buscou atendimento médico prévio

Neste final de semana, a prefeitura municipal de Garibaldi emitiu nota sobre o caso de um homem, de 43 anos, que evoluiu a óbito na última sexta-feira (24). O mesmo teria buscado atendimento no Pronto Atendimento Médico (PAM) 24h ao longo da semana. Ainda, após sua morte, o homem atestou positivo para Coronavírus.

Em nota, a prefeitura afirma que protocolos de saúde foram seguidos e que o paciente não apresentava sintomas graves anteriormente. Ainda, afirma que o paciente procurou ajuda no Pronto Atendimento Médico (PAM) 24h no domingo (19) e na terça-feira (21), e não relatou sintomas característicos de Coronavírus.

Segundo a prefeitura, os atendimentos em Garibaldi ocorrem baseados nos Protocolos do Ministério da Saúde quanto a casos suspeitos ou não de Covid-19. Não estando preenchidos os critérios clínicos descritos nos Protocolos do Ministério da Saúde, não se trata de um caso suspeito de Covid-19 e o Ministério da Saúde não preconiza que seja indicado o isolamento por 14 dias nem que se realize a coleta de material para análise.

Confira a nota na íntegra:

“A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) confirmou nesta sexta-feira, dia 24, um novo caso de coronavírus em Garibaldi. Trata-se de homem de 43 anos, que acabou falecendo. Às 7h15, o Corpo de Bombeiros Voluntários recebeu um chamado de uma residência na comunidade de São Roque Figueira de Mello, sobre um paciente em estado grave. Ao chegar ao Hospital Beneficente São Pedro (HBSP), o homem foi atendido pelo médico de plantão, que constatou o óbito. Foi coletado o material para análise e constatado resultado positivo para coronavírus. O LACEN/RS dá prioridade às análises de pacientes que vêm a óbito, para que sejam tomados os cuidados necessários no funeral. A vítima saiu do hospital em caixão lacrado e foi transladado para o município de Lagoão (RS). Mesmo com o resultado positivo, o Covid-19 pode não ser a causa da morte, uma vez que o paciente não apresentou sintomas graves anteriormente. O paciente procurou atendimento no Pronto Atendimento Médico (PAM) 24h no domingo, dia 19, e na terça-feira, dia 21, e não relatou sintomas característicos de coronavírus. Os atendimentos médicos em Garibaldi ocorrem baseados nos Protocolos do Ministério da Saúde quanto a casos suspeitos ou não de Covid-19. Todos os médicos do Município possuem conhecimento dos Protocolos, que se encontram disponíveis para consulta em todos os locais de atendimento médico. Não estando preenchidos os critérios clínicos descritos nos Protocolos do Ministério da Saúde, não se trata de um caso suspeito de Covid-19 e o Ministério da Saúde não preconiza que seja indicado o isolamento por 14 dias nem que se realize a coleta de material para análise.”

Relembre o caso
No final da tarde desta sexta-feira (24), foi confirmada a morte de um homem de 43 anos, morador de Garibaldi, infectado com Coronavírus. O homem teria sofrido uma parada cardiorrespiratória em sua residência na manhã da sexta, por volta das 7h15min, sendo socorrido por equipes dos Bombeiros e encaminhado ao Hospital São Pedro, onde foi constatada a morte. Após o óbito, amostras foram encaminhadas ao Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Sul (Lacen). Na tarde da sexta, o exame do paciente atestou positivo para Coronavírus.

De acordo com informações obtidas exclusivamente pelo Portal Leouve, um profissional do Hospital São Pedro de Garibaldi afirmou que o paciente era tabagista e fazia uso recorrente de álcool. Ainda, outra fonte interna da instituição afirmou que o paciente teria buscado assistência junto ao Pronto Atendimento Médico (PAM) 24h de Garibaldi por duas oportunidades nesta semana. O homem apresentava dores abdominais, nas costas e na cabeça, sem sintomas respiratórios graves. Contudo, foi liberado para cuidados domiciliares. O mesmo teria trabalhado em um frigorífico do município até esta quinta-feira (23).

O exame de urgência feito do Lacen confirmou a infecção por Coronavírus. No entanto, há a possibilidade de que o homem possa ter morrido por infarto. Não há informações sobre o grau de infecção da Covid-19 na vítima.

Antes de sair, leia também:
Morre garibaldense diagnosticado com Coronavírus
Paciente que morreu com Coronavírus em Garibaldi buscou por duas vezes atendimento na rede pública
Ministério Público do Trabalho investiga casos de Coronavírus em frigorífico de Garibaldi

Foto: Felipe Vicari/Grupo RSCOM