A Prefeitura de Caxias do Sul trabalha na busca de um terreno para a construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Zona Sul. A procura foi destacada pelo prefeito Adiló Didomenico na primeira reunião do ano da União das Associações de Bairro (UAB).
Entre os projetos previstos para o segundo mandato, Adiló citou a edificação de quatro novas UBSs e das obras de saneamento para evitar alagamentos em pontos históricos da cidade. Além das intervenções no bairro São Leopoldo, ele mencionou a construção do túnel da Matteo Gianella, com 40 metros de profundidade e que vai beneficiar 180 mil pessoas dos arredores.
Falou ainda do andamento das obras de asfaltamento de 66 ruas com grande tráfego de veículos; da construção de 31 escolinhas com a PPP da Educação para suprir a necessidade de vagas da educação infantil e dos recursos já garantidos para a construção da EMEF Governador Leonel Brizola, aguardada há 10 anos pela comunidade do Loteamento Campos da Serra.
Nova UPA
Caxias do Sul conta com duas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs); uma na região central e outra na Zona Norte. Esta última foi inaugurada em setembro de 2017, já a Unidade do Centro foi reinaugurada em dezembro de 2019. No local, funcionava o Postão 24 horas, mas após fechamento para reforma, o espaço foi reaberto e elevado a categoria de UPA.
Já uma nova Unidade na Zona Sul da cidade é uma das promessas de campanha de Adiló para o segundo mandato. Contudo, de acordo com a Prefeitura, o bairro que sediará o novo prédio ainda não foi definido. O modelo e o porte do novo serviço também ainda não foram divulgados.