SEGUNDO MANDATO

Prefeitura de Caxias do Sul busca terreno para construção da UPA Zona Sul

A procura foi destacada pelo prefeito Adiló Didomenico na primeira reunião do ano da União das Associações de Bairro (UAB)

Prefeitura de Caxias do Sul busca terreno para construção da UPA Zona Sul
Foto: Rodrigo Rossi/ Divulgação

A Prefeitura de Caxias do Sul trabalha na busca de um terreno para a construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Zona Sul. A procura foi destacada pelo prefeito Adiló Didomenico na primeira reunião do ano da União das Associações de Bairro (UAB).

Entre os projetos previstos para o segundo mandato, Adiló citou a edificação de quatro novas UBSs e das obras de saneamento para evitar alagamentos em pontos históricos da cidade. Além das intervenções no bairro São Leopoldo, ele mencionou a construção do túnel da Matteo Gianella, com 40 metros de profundidade e que vai beneficiar 180 mil pessoas dos arredores.

Falou ainda do andamento das obras de asfaltamento de 66 ruas com grande tráfego de veículos; da construção de 31 escolinhas com a PPP da Educação para suprir a necessidade de vagas da educação infantil e dos recursos já garantidos para a construção da EMEF Governador Leonel Brizola, aguardada há 10 anos pela comunidade do Loteamento Campos da Serra.

Nova UPA

Caxias do Sul conta com duas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs); uma na região central e outra na Zona Norte. Esta última foi inaugurada em setembro de 2017, já a Unidade do Centro foi reinaugurada em dezembro de 2019. No local, funcionava o Postão 24 horas, mas após fechamento para reforma, o espaço foi reaberto e elevado a categoria de UPA.

Já uma nova Unidade na Zona Sul da cidade é uma das promessas de campanha de Adiló para o segundo mandato. Contudo, de acordo com a Prefeitura, o bairro que sediará o novo prédio ainda não foi definido. O modelo e o porte do novo serviço também ainda não foram divulgados.