BORRIFAÇÃO

Aplicação de inseticida em 331 prédios públicos amplia o combate à dengue de Caxias do Sul

Aplicação será realizada em serviços como UBSs, escolas, aeroporto, secretarias municipais e outros prédios de responsabilidade da prefeitura

Aplicação de inseticida em 331 prédios públicos amplia o combate à dengue de Caxias do Sul
Foto: Rafael da Silva Carvalho/ Divulgação

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) inicia nos próximos dias uma nova estratégia de combate à dengue em Caxias do Sul. A Vigilância vai começar a aplicação de um inseticida de ação residual em prédios públicos. A técnica consiste na aplicação do produto nas paredes internas ou nas paredes externas cobertas, sempre em imóveis com grande circulação de pessoas.

A aplicação será realizada em serviços como Unidades Básicas de Saúde, escolas, aeroporto, secretarias municipais e outros prédios de responsabilidade da prefeitura. A expectativa da SMS é atender a 331 edificações. O tratamento será aplicado por empresa terceirizada, com acompanhamento da SMS. Todos os locais que terão essa aplicação recebem uma orientação prévia da equipe da Vigilância Ambiental em Saúde.

O trabalho que será realizado atende orientação técnica estadual, que orienta que municípios com mais de 100 mil habitantes apliquem o produto em imóveis públicos. A técnica se soma às demais estratégias adotadas pela SMS durante o ano para combater o Aedes aegypti, que é o transmissor de dengue e também de febre chikungunya e zika.

A aplicação irá iniciar no período de proximidade do verão, quando costuma acelerar a reprodução do mosquito e, consequentemente, aumenta o número de focos identificados pela Vigilância Ambiental.