Foi aprovada em segunda discussão, pela Câmara de Vereadores de Caxias do Sul, a proposta que concede caráter permanente aos laudos de Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno Opositivo-Desafiador (TOD), dislexia e síndrome de down. O Projeto de Lei 41/2024, do vereador Alexandre Bortoluz (PP), foi votado na sessão desta quinta-feira (2) e agora segue para sanção ou veto do Poder Executivo.
Caso sancionado, os laudos terão validade indeterminada no município. O documento poderá ser emitido por profissionais da rede pública ou privada, seguindo a legislação. A revisão do laudo no caso do autismo só vai acontecer se a própria pessoa desejar, devido a mudanças no grau da condição.
O autor da matéria e os vereadores Juliano Valim (PSD), Daiane Mello (PL) e Marisol Santos (PSDB) destacaram o caráter pluripartidário da proposta. Eles enfatizaram que o maior benefício é para as famílias envolvidas.
Bortoluz justificou a proposta afirmando que esses transtornos são deficiências permanentes e irreversíveis. Ele argumentou que a renovação periódica do laudo sobrecarrega as famílias com custos de tratamento, deslocamento e a dificuldade de agendamento com especialistas.
O parlamentar também explicou que a síndrome de down é uma alteração genética, não sendo uma condição passageira. Sobre o TOD, detalhou que é um transtorno infantil de comportamento desafiador. Quanto à dislexia, citou os sintomas de fala tardia e aprendizagem lenta.
Votação sobre o Projeto de Lei
ALDONEI MACHADO – PSDB – Sim
ALEXANDRE BORTOLUZ – PP – Sim
ANDRESSA CAMPANHER MARQUES – PCdoB – Ausente – Em representação pela Casa
ANDRESSA MALLMANN – PDT – Sim
CALEBE GARBIN – PP – Sim
CLAUDIO LIBARDI JUNIOR – PCdoB – Sim
DAIANE MELLO – PL – Sim
DANIEL SANTOS – REPUB – Sim
EDSON DA ROSA – REPUB – Sim
ESTELA BALARDIN – PT – Ausente – Em representação pela Casa
HIAGO STOCK MORANDI – PL – Sim
JOSÉ PASCUAL DAMBRÓS – PSB – Sim
JULIANO VALIM – PSD – Sim
LUCAS CAREGNATO – PT – Presente
MARISOL SANTOS – PSDB – Sim
PEDRO RODRIGUES – PL – Sim
RAFAEL BUENO – PDT – Sim
RAMON DE OLIVEIRA TELES – PL – Sim
ROSELAINE FRIGERI – PT – Ausente – Em representação pela Casa
SANDRA BONETTO – NOVO – Não Votou
SANDRO FANTINEL – PL – Sim
TENENTE CRISTIANO BECKER – PRD – Não Votou
WAGNER PETRINI – PSB – Ausente.