SAÚDE

Visando informar e conscientizar, palestras sobre doenças raras serão realizadas em Caxias do Sul

O evento ocorrerá das 9h às 12h na Câmara de Vereadores na sexta-feira (28), quando haverá palestras com especialistas sobre o assunto

Foto: Marcelo Oliveira/ Grupo RSCOM
Foto: Marcelo Oliveira/ Grupo RSCOM

Visando conscientizar e informar a sociedade, na próxima sexta-feira (28) é celebrado o Dia Mundial das Doenças Raras. Após aprovação de legislação, pela primeira vez a data terá atividades em Caxias do Sul.

Um encontro comemorativo e informativo será realizado no Plenário da Câmara de Vereadores. Na sexta haverá palestras com especialistas sobre o assunto. O evento ocorrerá das 9h às 12h. Além disso, haverá gravação de um podcast sobre o tema.

Mãe do Alexandre, de 9 anos, portador da síndrome de Dravet, Alexsandra Pohren relata a falta de terapias e medicamentos que não são obtidos nem através de judicialização. Ela luta diariamente por mais espaço e apoio sobre o assunto junto a sociedade.

“Vidas raras importam, nós precisamos de ajuda, pois cada dia estão nos tirando o direito de vida dos nosso raros. A maioria dos casos é degenerativo e coloca em risco a vida. Não tem amparo nenhum ou quando tem é muito pouco e raro. Precisamos deixar de ser invisíveis perante a sociedade e aos poderes púbicos”, afirma.

Ela informa que as síndromes de microdeleção 9q.21.13 e de Dandy walker, Erro genético SCN2A e Syngap1 são exemplos de enfermidades que constam em uma extensa lista de doenças consideradas raras. Ainda de acordo com Alexsandra, uma audiência pública deve ser marcada sobre o tema a nível estadual.

Nesta quarta-feira (26), Alexsandra participou da audiência da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (ALRS) em busca de apoio e mais espaço sobre o tema. De acordo com o fundador da Casa dos Raros, Roberto Giugliani, o estado tem entre 600 e 700 mil gaúchos com doenças raras, das mais de sete mil conhecidas.

Durante esta semana, alguns pontos da cidade estão iluminados com as cores azul claro, rosa e verde, com o intuito de despertar a população caxiense sobre o tema. Entre os locais estão a Igreja São Pelegrino e 5° Batalhão de Bombeiro Militar de Caxias do Sul (CBMRS). De forma paralela, uma Associação das Doenças Raras também está sendo aberta no município.