O Centro de Saúde de Farroupilha foi alvo de reclamações de leitores do Portal Leouve nesta quinta-feira (8). Conforme os relatos, pacientes demoraram horas para serem atendidos. A lotação do espaço de saúde também gerou incômodos.
Algumas pessoas relataram que chegaram ainda na parte da manhã em busca de atendimento, porém foram chamadas apenas de tarde, depois das 16h30.
A reportagem do Portal Leouve entrou em contato com o diretor do Pró-Saúde, Clarimundo Grundmann, que esclareceu o caso.
“(Quinta) o Centro [de Saúde] estava com bastante movimento, o que já vem acontecendo desde a segunda-feira (5), quando agravou a quantidade de pessoas com sintomas de gripe, tinha bastante crianças e adultos. O movimento se intensificou com as variações bruscas de temperatura, calor e frio, e ai deu um acúmulo de pessoas”, explicou ele.
Em virtude dos quadros gripais, Grundmann ressalta que é necessário aplicar medicamentos aos pacientes, como soro, desta forma acaba lotando os espaços e gerando as demoras.
O ex-secretário de Saúde salienta que não há qualquer defasagem no quadro de funcionários. Ele aproveitou para relembrar que neste sábado (10), ocorre o Dia D para vacinação da gripe nas Unidades Básicas de Saúde dos bairros São José, Primeiro de Maio I e II, América, Industrial, Monte Pasqual, Medianeira, Cruzeiro, Cinquentenário, Belvedere, além da UBS Central e que desta forma, as pessoas tomem o imunizante.
Outra ação que ele informou estar ocorrendo é que o paciente que buscar atendimento no Centro de Saúde, recebe uma máscara descartável, mesmo sem estar com sintomas gripais, prevenindo assim uma possível contaminação pelo vírus Influenza.