
O prefeito de Caxias do Sul, Adiló Didomenico, assinou a ordem de início para a construção da nova Unidade Básica de Saúde (UBS) da localidade de Vila Cristina na tarde desta quarta-feira. A nova estrutura será do Tipo I, o que inclui capacidade para acomodar uma equipe de Saúde da Família e uma equipe de Saúde Bucal.
Ao todo, serão investidos $ 2.371.186,34, sendo R$ 2.026.110,00 do Governo Federal e R$ 345.076,34 de contrapartida do município. A empresa responsável pela obra é a Construtiva Serviços de Apoio Administrativo Ltda, cuja proposta ficou abaixo do orçamento inicial. Ela terá 22 meses para concluir os trabalhos, com previsão de entrega para 28 de novembro de 2027.
A área total construída será de 552,19 m², e será implantada em um novo terreno fora das áreas de risco de inundação e deslizamento, na Rua Luiz Carlos Fagundes, esquina com a Rua Orestes Adami.
Unidade antiga foi alagada durante as enchentes
A região de Vila Cristina foi uma das mais afetadas pelas fortes chuvas de maio de 2024. Na época, a antiga UBS da localidade ficou totalmente alagada.
Durante o ato, o pastor Cleomar Fonseca, da Assembleia de Deus de Vila Cristina, instituição que abrigou provisoriamente a UBS após a enchente de 2024, agradeceu e desejou sucesso à obra.
Emocionada, a gerente da unidade, Daniela Inês Pedron, relembrou o impacto da enchente, que destruiu completamente a antiga UBS e comprometeu o atendimento à comunidade. Segundo ela, entre maio e outubro de 2024, os atendimentos só foram possíveis graças à cessão do espaço da igreja.

O secretário municipal da Saúde, Rafael Bueno, destacou que a obra representa a reconstrução de um direito básico da população:
“Estamos dando início à reconstrução de um direito básico: o acesso à saúde perto de casa. A UBS de Vila Cristina foi duramente atingida pelas enchentes. Quem vive aqui sabe o quanto isso doeu, o quanto impactou a rotina das famílias e dos profissionais de saúde”, ressaltou.
Já o prefeito Adiló Didomenico ressaltou a solidariedade da comunidade no período pós-enchente e garantiu que a nova UBS será construída em local seguro:
“Hoje a gente tem que reconhecer isso, lembrar daquele momento triste, mas ao mesmo tempo, da solidariedade. Então, mais do que merecido essa comunidade ser contemplada com uma UBS nova”, disse.
O ato foi encerrado com a bênção do frei Jaime Bettega e do pastor Cleomar Fonseca.