
O Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul decidiu, em uma audiência extraordinária realizada no último dia 31, pela liberação de recursos provenientes de Termos de Ajuste de Conduta e de Ações Cíveis Públicas para a instalação de leitos de Unidades de Tratamento Intensivo (UTI) em hospitais do Estado. Ao todo serão 30 novos leitos.
O Hospital Beneficente São Carlos, de Farroupilha, está entre os contemplados e irá receber 10 novos leitos, com o investimento de R$ 1.700.000,00. Os demais ficarão na Santa Casa de Uruguaiana, que receberá 10 leitos; Hospital de Caridade Nossa Senhora de Rosário do Sul, com 5 leitos e na Associação Hospitalar de Santo Ângelo, com outros 5 leitos.
Conforme o promotor de Justiça de Farroupilha, Ronaldo Lara Resende, devido a urgência da instalação dos leitos para ajudar no combate ao novo coronavírus o projeto foi aprovado em caráter emergencial pelos conselheiros. Foi apresentado um projeto da Secretaria de Saúde para a destinação dos leitos, também aprovado.
O dinheiro já está à disposição da Secretária da Saúde que deve agilizar a compra e a instalação dos equipamentos nos hospitais.