VALORIZAÇÃO DA VIDA

Legislativo de Farroupilha trata sobre o trabalho do CVV na prevenção ao suicídio

Ações voltadas ao Setembro Amarelo, visando a conscientização sobre a saúde mental e à prevenção do suicídio, serão realizadas no município

FARROUPILHA
Foto: Freepik/Reprodução

Para marcar as ações do Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio, a Câmara de Vereadores de Farroupilha, por meio do convite da vereadora Fernanda Correa (União Brasil), solicitou ao coordenador de comunicação do Centro de Valorização da Vida (CVV), José Theodoro, que explanasse sobre o cenário atual deste tema.

O CVV é um serviço gratuito, que atende 24 horas por dia pelo número 188. Sua atuação ocorre através de voluntários de todo o Brasil capacitados na escuta acolhedora. Na prática, a pessoa que entender a necessidade de desabafar ou de um apoio emocional, pode procurar o 188.

O coordenador enfatiza que o Centro não possui a prática de diagnóstico ou tratamentos, mas oferece uma escuta ativa. Segundo dados apresentados, os principais sentimentos de quem procura o CVV é: entender o valor da vida; sentimento de solidão, ódio ou fuga de uma situação desagradável.

Foto: Gabriel Venzon/Câmara de Vereadores

Entre elas, Theodoro elenca a solidão como principal causa que acomete a faixa etária jovem, devendo haver mais programas de saúde social e a reconexão de pessoas, perdida pelo excessivo tempo de tela.

Números recentes apontam uma média anual de 15 mil suicídios no Brasil. O número amplia quanto se avalia tentativas. Para cada suicídio, estima-se que 25 pessoas façam uma tentativa.

O Setembro Amarelo é a principal campanha nacional voltada à conscientização sobre a saúde mental e à prevenção do suicídio. A iniciativa, que ocorre ao longo de todo o mês, busca dar visibilidade ao tema, estimular o diálogo e combater preconceitos ainda existentes.

Ações do Setembro Amarelo em Farroupilha

O município de Farroupilha, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, e da Associação Farroupilhense Pró Saúde, com o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS-AD), preparou atividades ao longo do mês de setembro. A primeira ação estava prevista para ocorrer na segunda-feira (8), na Praça da Matriz, acabou sendo transferida para esta terça (9), com atividades voltadas aos cuidados com a saúde mental.

A partir das 14h até às 17h será realizada a oferta de aferição de sinais, auriculoterapia, além da distribuição de material informativo sobre cuidados e sobre como procurar ajuda. Em uma ação especial na quarta-feira (10), quando é lembrado o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, uma blitz também ocorrerá entre às 17h e às 18h30, na esquina das ruas Pinheiro Machado e Coronel Pena de Moraes.

Por meio de ações educativas e de orientação, o movimento reforça a importância de reconhecer sinais de alerta, oferecer apoio e incentivar a busca por ajuda profissional, destacando que a informação e o acolhimento podem salvar vidas.