ATENDIMENTO

Ala de internação da UPA 24 Horas de Bento Gonçalves é desativada temporariamente

Decisão gera questionamentos; servidores apontam falta de profissionais, enquanto prefeitura alega reorganização para o inverno

UPA 24 Horas de Bento Gonçalves. (Foto: Arquivo/Leouve)
UPA 24 Horas de Bento Gonçalves. (Foto: Arquivo/Leouve)

A ala de internação da UPA 24 Horas de Bento Gonçalves foi desativada temporariamente, gerando questionamentos sobre os motivos da medida. Enquanto servidores afirmam que a interrupção ocorreu devido à falta de profissionais, a prefeitura nega e justifica a decisão como parte de um processo de desinfecção e reorganização do espaço para o período de maior demanda no inverno.

A Secretaria de Saúde ressalta que o setor não está fechado, mas sim desmobilizado devido à baixa no número de pacientes. Segundo a pasta, apenas duas pessoas estavam internadas e foram transferidas para as salas de emergência.

Será feita a desinfecção do espaço e organização do andar, antes do período do inverno (a partir de março), que tradicionalmente exige a utilização do espaço devido ao número maior de internações. Além de otimizar a equipe para atendimento na UPA. Nenhum paciente está desassistido, e caso necessário o espaço retoma o atendimento imediatamente“, informou a prefeitura em nota.

Falta de profissionais

No entanto, uma mensagem atribuída à coordenação da UPA e enviada aos funcionários contradiz a justificativa oficial. No comunicado, a gestão interna da unidade afirma que “houve a necessidade de fechar o andar” devido à falta de equipe e que a medida será mantida “até que o quadro de pessoal seja ajustado para garantir atendimento adequado”.

Procurado pela reportagem, o Sindicato dos Servidores Públicos de Bento Gonçalves (Sindiserp-BG) afirmou que irá oficiar a prefeitura nesta segunda-feira (24) para esclarecimentos sobre este assunto.

A carência de profissionais também compromete o atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade. Salas de vacinação foram fechadas temporariamente nos bairros Barracão, Aparecida e Progresso por falta de câmaras de armazenamento de vacinas. Além disso, algumas UBSs operam com atendimento reduzido:

  • Posto Santa Helena: segundas à tarde e terças pela manhã;
  • UBS Municipal: apenas terças e quartas;
  • Maria Goretti: funcionamento restrito às quintas-feiras.

A Secretaria de Saúde afirma que processos de contratação estão em andamento e que uma proposta de ampliação do quadro de servidores já foi encaminhada à Câmara de Vereadores para votação.

Leia também: Após atrasos de salários e precariedade de ambiente, Ministério Público do Trabalho intervém na Saúde de Bento Gonçalves