
A inauguração da primeira base descentralizada do Samu Regional de Caxias do Sul, que ocorreria na sexta-feira (13), junto ao Quartel dos Bombeiros do bairro Cruzeiro, foi adiada. O motivo são análises documentais que não foram concluídas a tempo pela Secretaria de Segurança Pública (SSP) do Estado.
O adiamento está relacionado a trâmites burocráticos que ainda estão em avaliação pela SSP, pasta à qual o Corpo de Bombeiros é subordinado. Com isso, o evento foi desmarcado e deverá ser reagendado em nova data, que ainda será divulgada.
Apesar da mudança no cronograma, o projeto do município está mantido. A iniciativa é conduzida pelo Samu, vinculado à Secretaria Municipal da Saúde (SMS), e seguirá nos mesmos moldes anunciados em dezembro de 2025.
Medida busca agilizar atendimento
A descentralização da base tem como objetivo reduzir o tempo-resposta dos atendimentos de urgência e emergência na macrorregião do Cruzeiro, que inclui o trecho urbano da BR-116, entre Ana Rech e São Romédio.
A área de abrangência da nova base é estimada em cerca de 80 mil pessoas, ampliando a agilidade e a eficiência dos serviços prestados pelo Samu Regional de Caxias do Sul.