ALERTA

Hospitalizações por síndromes respiratórias crescem 30% em Caxias do Sul

Saúde alerta para a baixa vacinação; Imunizante segue disponível para toda a população de seis meses de idade ou mais. Casos de gripe aumentaram 44%.

Foto: Rafael da Silva Carvalho
Foto: Rafael da Silva Carvalho

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) chama a atenção da população para o aumento de casos e de internações hospitalares por síndromes respiratórias e alerta para a necessidade de vacinação contra a gripe (Influenza), em função da baixa procura até o momento. O dado atual é de 57,2 mil doses aplicadas. Em relação ao público-alvo, foram vacinados 30,63% de gestantes, crianças e idosos, que são os considerados mais vulneráveis a contrair formas graves da doença. O aumento de casos e internações é esperado para essa época do ano, mas a SMS alerta para a importância da prevenção por meio da vacina.

Nas últimas quatro semanas, o Município registra aumento gradativo de casos de síndrome gripal. Na 14ª semana do ano, foram 551 casos atendidos entre Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), número que saltou para 795 três semanas depois, um aumento de 244 casos ou 44%. Em relação às hospitalizações, o número subiu de 291 na 16ª semana para 381 na última contabilizada, a 18ª – aumento de 30,93%. Os dados de casos e internações são referentes aos mais recentes já tabulados pela SMS.

Aumento de Casos e a Importância da Vacinação

A infectologista Anelise Kirsch lembra que um dos vírus causadores de doenças respiratórias mais comuns é o da Influenza, e que há vacina disponível para a toda a população a partir dos seis meses de idade. A médica também esclarece alguns mitos em relação ao imunizante: “A vacina é de vírus morto e fragmentos de vírus, portanto não pode causar a doença. O sistema imunológico precisa de duas a quatro semanas, em média, para ‘treinar’ nossas defesas, por isso devemos nos vacinar o mais cedo possível”.

Outro ponto destacado por Anelise é em relação às crianças. Os pequenos (até cinco anos), além de serem público prioritário para a vacinação, frequentam ambientes com grande circulação de pessoas, como escolas: “Elas podem estar com poucos sintomas e também podem passar o vírus para pessoas mais vulneráveis, como os avós, que são pessoas que correm grande risco de internação com sintomas graves”, completa a médica. Até o momento, foram vacinados somente 17,53% das crianças dessa faixa etária.

A vacina contra a Influenza segue disponível para toda a população em todas as UBSs, exceto Mariani (sem sala de vacinas na UBS temporária).

Dados da Saúde sobre Síndrome Gripal

Casos de síndrome gripal

UPAs e UBSs

Semana 14 (09 a 15/04): 551

Semana 15 (16 a 23/04): 576

Semana 16 (24 a 30/04): 675

Semana 17 (01 a 07/05): 795

Internações hospitalares por síndrome gripal (número acumulado no ano)

Semana 16 (24 a 30/04): 291

Semana 17 (01 a 07/05): 327

Semana 18 (08 a 14/05): 381

Fotos Rafael da Silva Carvalho