A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Caxias do Sul projetou uma economia anual de R$ 1,8 milhão com a mudança no horário de funcionamento das Unidades Básicas de Saúde (UBSs). A partir do dia 3 de novembro, as unidades abrirão às 8h, em vez das 7h30, e fecharão às 17h, meia hora depois do expediente atual.
As sete UBSs com horário estendido também vão iniciar o atendimento às 8h, mas encerrarão às 20h, uma hora antes do horário atual. De acordo com o secretário municipal da Saúde, Rafael Bueno, o objetivo é a otimização de recursos e a manutenção da qualidade nos atendimentos. “Isso facilitará a gestão e irá melhorar a cobertura territorial”, afirmou.
A economia será alcançada principalmente pela redução do adicional noturno, que entre às 20h e 7h tem acréscimo de 20% a 25% sobre o salário-base, diminuição de horas extras, eliminação de períodos ociosos e redução de retrabalho administrativo. A previsão é de uma economia mensal de 82,13 horas extras.
Dados de 2024 mostram que a demanda é baixa após as 20h. A média de procedimentos no horário das 20h às 21h foi de 2,21 por dia, e a de consultas, de 1,76 paciente. As UBSs que vão funcionar até as 20h são Reolon, Desvio Rizzo, Cinquentenário, Cruzeiro, Eldorado, Vila Ipê e Esplanada.
Para a diretora da Atenção Primária em Saúde, Juliana Argenta Calloni, a mudança também visa eficiência e o uso racional dos recursos, além de pensar no bem-estar da população, que não precisará se deslocar tão cedo em dias de frio e chuva.