Caxias do Sul - Os estoques de sangue do Hemocentro Regional de Caxias do Sul (Hemocs) estão em níveis críticos. A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) reforçou, nesta terça-feira (21), o apelo à população para que intensifique as doações e ajude a garantir o atendimento de pacientes da região.
O levantamento mais recente mostra falta de bolsas dos tipos A-, AB-, AB+, B-, O- e O+, enquanto os tipos A+ e B+ estão em estado de alerta. Segundo o diretor-técnico do Hemocentro, Roque Lorandi, a situação exige solidariedade imediata.
“Estamos com estoques muito baixos e precisamos do auxílio, da colaboração e do altruísmo dos caxienses e das pessoas da região. Convido todos a virem ao Hemocentro ajudar a salvar vidas”, destacou.
Importância
O Hemocs abastece 100% dos leitos do Sistema Único de Saúde (SUS) na área da 5ª Coordenadoria Regional de Saúde, que reúne 49 municípios do Nordeste gaúcho. Cada doação pode salvar até quatro vidas, tornando essencial a participação constante da comunidade.
As doações podem ser feitas sem agendamento ou com hora marcada pelo WhatsApp (54) 9 8418-8487 ou pelo telefone (54) 3290-4580. O Hemocentro funciona na Rua Ernesto Alves, nº 2.260, ao lado da UPA Central, de segunda a sexta-feira, das 8h15 às 16h45, sem fechar ao meio-dia, e aos sábados, das 8h às 12h.
A SMS reforça que a regularidade das doações é fundamental para manter os atendimentos de urgência e emergência e garantir que nenhum paciente fique sem transfusão.