PROCESSO DE LIMPEZA

Granja com caso de gripe aviária entra em vazio sanitário em Montenegro

Após desinfecção completa, unidade iniciará os 28 dias de vazio sanitário previstos no Plano Nacional de Contingência

MONTENEGRO
Foto: Seapi/Divulgação

A granja de reprodução avícola de Montenegro, com caso confirmado de gripe aviária, entrará em período de vazio sanitário a partir desta quinta-feira (22). O processo de limpeza e desinfecção dos galpões, máquinas e outras estruturas e equipamentos da granja foi finalizado na noite desta quarta-feira (21). Isto envolve escritório, almoxarifado, vestiários, lavanderia.

As ações começaram com a confirmação do foco de gripe aviária, com o sacrifício das aves doentes restantes no dia 16 de maio. Essas aves ainda estavam na granja. Além do início da retirada da cama das aves e a destruição dos ovos que ainda permaneciam no local.

“Este processo durou dois dias, e a partir daí iniciaram as lavagens dos aviários, dos ninhos, do galpão, cortinas, telas, todas as estruturas envolvidas na produção”, conta a médica veterinária Alessandra Krein, do Programa de Sanidade Avícola do Departamento de Vigilância e Defesa Sanitária Animal da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi).

O processo de limpeza iniciou no domingo (18) e seguiu até esta quarta-feira (21) com a desinfecção das instalações e equipamentos. Estiveram envolvidos entre seis e 12 funcionários da granja e empresa contratada. Dependendo do dia, estavam sob a supervisão de cinco servidores da Seapi e um do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

A partir da finalização da limpeza e desinfecção, a granja começa a contar o período de vazio sanitário. Este período dura 28 dias para o caso de influenza aviária. Isto ocorre porque são estipulados dois períodos de incubação de 14 dias. Este período está definido no Plano Nacional de Contingência do Mapa.