Gramado e Rio Grande do Sul - O governo do Estado assinou contrato com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Gramado para a implantação de um novo Centro de Atendimento em Saúde (CAS) do Programa TEAcolhe, que garante cuidado especializado para pessoas com transtorno do espectro autista (TEA). O ato de assinatura foi realizado nesta quinta-feira (9) com a presença da secretária da Saúde, Arita Bergmann.
A secretária destacou a entrega como uma conquista coletiva. “Já são 64 CAS no Estado. Isso significa proporcionar um lugar onde as pessoas encontrem dignidade, acolhimento, amor e estímulos técnicos, o que faz toda a diferença. Uma política pública só faz sentido quando chega até quem precisa”, afirmou.
O valor do repasse mensal do Estado para o funcionamento do centro será de R$ 100 mil. A unidade será referência para a 23ª região de saúde, que abrange os municípios de Canela, Caxias do Sul, Gramado, Linha Nova, Nova Petrópolis e Picada Café. A meta mínima mensal é de 1,2 mil atendimentos, abrangendo pelo menos 150 usuários diferentes.
O presidente da Apae de Gramado, Ilton Müller, disse que o CAS representa um momento de trabalhar com foco na comunidade. “Esses desafios vêm acompanhados de compromissos técnicos para atingir metas, e toda a equipe está comprometida em alcançar os objetivos propostos”, disse.
A equipe do novo CAS TEAcolhe será composta por nutricionista, psicólogo, psicopedagogo, assistente social, fonoaudióloga e médico. A estrutura física terá nove salas de atendimento individual, cinco salas para grupos, auditório, duas salas de espera, uma sala com piscina e áreas livre e coberta para embarque e desembarque de veículo adaptado e ambulância, entre outras.