Com o objetivo de agilizar o atendimento de urgência e emergência, o Ministério da Saúde entregou, nesta quinta-feira (27), quatro ambulâncias do SAMU para os municípios de Bento Gonçalves (2), Nova Palma e Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. A medida faz parte de uma iniciativa maior, que abrange 156 ambulâncias destinadas a 114 cidades de 15 estados, beneficiando mais de 2 milhões de brasileiros. Com a entrega, o Governo do presidente Lula já ultrapassa a marca histórica de 2,2 mil veículos entregues, ampliando a cobertura do SAMU 192 para quase 90% da população do país.
LEIA TAMBÉM: Bombeiros de Bento Gonçalves recebem nova viatura de resgate adquirida com apoio empresarial
Durante a cerimônia de entrega em Brasília, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, ressaltou o esforço do governo para expandir o SAMU 192 a todos os cantos do Brasil.
“O que estamos fazendo aqui é fortalecer um serviço que salva vidas e diminui o tempo de espera. Mais do que entregar ambulâncias, nossa meta desde o início do governo do presidente Lula é universalizar o SAMU, garantindo sua presença em todo o território nacional”, afirmou.
Padilha também destacou a evolução do serviço, que agora conta com medicamentos essenciais para o atendimento em situações críticas.
“O SAMU hoje dispõe de trombolíticos, medicamentos que transformaram o atendimento a infartos e emergências. Ele foi responsável por estruturar o sistema de urgência e emergência no Brasil”, completou.
Além da entrega atual, o ministro anunciou que uma nova remessa de ambulâncias será realizada em abril no estado de Minas Gerais, como parte do contínuo esforço do governo para melhorar a infraestrutura de atendimento médico no país.
Investimentos do Novo PAC
A ação é parte do Novo PAC e foi viabilizada com um investimento de mais de R$ 50,4 milhões. Em março, o Ministério da Saúde já havia entregado a maior quantidade de ambulâncias desde 2023, com 789 novos veículos para 559 cidades em 21 estados. Entre esses, 86 eram Unidades de Suporte Avançado (USA), também conhecidas como UTIs Móveis, um tipo de ambulância que não era entregue pelo Governo Federal desde 2018.