REDUÇÃO DE FILAS

Farroupilha passa a realizar mutirões de consultas ortopédicas

Atendimentos iniciaram neste final de semana com o intuito de reduzir a fila de pessoas que aguardam os procedimentos

FARROUPILHA
Foto: Prefeitura de Farroupilha/Reprodução

O município de Farroupilha vai oferecer, até o final de 2025, cerca de 1,1 mil consultas e procedimentos ortopédicos. O intuito é reduzir a fila de pessoas que aguardam os procedimentos. A novidade é possível por conta de uma parceria envolvendo o Governo do Rio Grande do Sul, por meio do Programa SUS Gaúcho, o Hospital Beneficente São Carlos e a Secretaria Municipal de Saúde.

Segundo o chefe da pasta, Thiago Brambilla, os atendimentos irão ocorrer inclusive aos sábados, assim como já ocorreu neste final de semana, para agilizar os processos.

Ainda de acordo com Brambilla, os chamamentos serão feitos pelo Estado, seguindo a ordem da lista de espera. Por sua vez, os atendimentos serão feitos no Hospital São Carlos.

Sobre o SUS Gaúcho

Lançado em setembro deste ano, o Programa SUS Gaúcho vai repassar R$ 40,2 milhões, até 2026, para hospitais de pequeno porte (HPP) e hospitais públicos estaduais e municipais. Entre as prioridades está a redução em até 70% das principais filas de pacientes que aguardam por consultas e cirurgias eletivas.