A Secretaria Municipal da Saúde de Caxias do Sul informa que as recentes exonerações solicitadas por médicos vão impactar os agendamentos de consultas do Centro Especializado em Saúde (CES) na próxima semana. Os pacientes com consultas marcadas com estes especialistas que solicitaram exoneração devem aguardar a retomada dos atendimentos, a ser divulgada pela SMS. Novos agendamentos não serão realizados neste momento.
Nos últimos seis meses, 12 especialistas das áreas de neurologia, dermatologia e reumatologia deixaram o serviço público. Dois psiquiatras e um infectologista também encaminharam pedido de exoneração. No total, foram 15 desligamentos de médicos do Centro em 2025.
Existe um déficit de profissionais que atendam especialidades como neurologia, neurologia infantil, psiquiatria, dermatologia e reumatologia, tanto que são as primeiras especialidades que terão consultas na Telessaúde, nas três cabines já instaladas no CES, agilizando também a fila de espera para consultas que é a maior comparando com outras especialidades.
Segundo a secretária adjunta Daniele Meneguzzi, o município está em trâmites para a abertura de um edital de concurso e outro de contrato emergencial.
“Estamos prevendo também a possibilidade de contratação de horas médicas ou convênios com prestadores externos, visto a dificuldade em contratar profissionais nestas áreas”, explica.
As três cabines instaladas no CES para a Telessaúde em breve ofertará consultas online nas especialidades neurologia, reumatologia, psiquiatria e neurologia infantil, auxiliando na falta da consulta presencial. Ainda neste mês a Telessaúde será disponibilizada via app para a comunidade consultar de casa.