VIDA

Conheça Miguel, o primeiro bebê a nascer na nova maternidade SUS de Caxias do Sul

Miguel Oliveira Sosso foi o primeiro bebê a nascer na nova Unidade Materno Infantil do Hospital Virvi Ramos, inaugurada oficialmente após a conclusão da transição da estrutura provisória para a definitiva

Fotos: Romila Amaral/Divulgação
Fotos: Romila Amaral/Divulgação

Caxias do Sul - O pequeno Miguel Oliveira Sosso chegou ao mundo às 14h25 da quarta-feira (1º), marcando um momento simbólico para a saúde de Caxias do Sul: ele foi o primeiro bebê a nascer na nova Unidade Materno Infantil do Hospital Virvi Ramos, inaugurada oficialmente após a conclusão da transição da estrutura provisória para a definitiva.

Com 49 centímetros e 3,625 quilos, Miguel é o primeiro filho do casal Lisandra Boff Oliveira, de 25 anos, e Gabriel Ramos Sosso, de 26. Moradores de Caxias do Sul, eles celebraram o nascimento com emoção. “É um sentimento incrível. A chegada do Miguel foi planejada e muito desejada por nós. Felizmente correu tudo bem na gravidez e no parto e ele está aqui conosco”, contou o pai.

Lisandra, que já é mãe de uma menina de oito anos de um relacionamento anterior, também destacou a experiência de ser a primeira paciente da nova estrutura. “Eu sabia que ele ia nascer aqui no Virvi Ramos, porque eu vinha fazendo o acompanhamento aqui. A data limite era amanhã, quando fecharia 41 semanas, mas aí rompeu a bolsa hoje e viemos pro hospital. Sempre fui muito bem atendida na instituição. Essa nova estrutura ficou ótima. É uma honra termos sido os primeiros aqui”, disse.

Fotos: Romila Amaral/Divulgação

Nova Unidade Materno Infantil do Hospital Virvi Ramos

A nova Unidade Materno Infantil do Hospital Virvi Ramos ocupa 1.500 m² e está equipada com centro obstétrico, salas de cesárea, estrutura completa para partos humanizados, ala de internação obstétrica e UTI Neonatal com 10 leitos — sendo 8 para o SUS e 2 para convênios. A capacidade é para realizar até 130 partos por mês, atendendo 49 municípios da macrorregião da Serra Gaúcha.

Desde julho de 2024, a ala SUS do hospital opera com repasses mensais de cerca de R$ 1,5 milhão da Prefeitura de Caxias do Sul, garantindo atendimento público durante o período de transição.

Miguel Oliveira nasceu saudável, e tanto ele quanto a mãe passam bem. O nascimento representa um novo ciclo para a maternidade pública na cidade.