
A Farmácia Itinerante, serviço da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Caxias do Sul, celebrou cinco anos de atividade. Criada para facilitar o acesso a medicamentos nas comunidades rurais, a iniciativa já realizou mais de 20 mil atendimentos desde 2020, sendo um componente essencial da rede de saúde local.
O atendimento é realizado diretamente nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de oito localidades: Vila Oliva, Santa Lúcia do Piaí, Vila Seca, Criúva, Fazenda Souza, Vila Cristina, Galópolis e Forqueta. As visitas são quinzenais, exceto em Forqueta, onde o serviço é mensal, funcionando sempre no período da tarde, das 13h30 às 16h.

Um farmacêutico é o responsável por levar até as comunidades medicamentos que, anteriormente, só estavam disponíveis para retirada no Centro Especializado de Saúde (CES). A ação elimina a necessidade de longos deslocamentos por parte da população do interior.
Entre os itens distribuídos estão antidepressivos, ansiolíticos e anticonvulsivantes, todos mediante prescrição médica. O serviço segue a Relação Municipal de Medicamentos Essenciais (Remume), o que agiliza a dispensação e reduz a chance de desabastecimento.
“Um braço da Farmácia Básica”
Conforme o farmacêutico Gelson Antonio Iob, a Farmácia Itinerante atua como “um braço da Farmácia Básica”. Ele explica que a iniciativa é uma forma de auxiliar a comunidade a ter acesso facilitado a medicamentos de uso contínuo, evitando o deslocamento até o CES.
Vanir Andrioni da Silveira, 64 anos, é usuária da farmácia em Vila Cristina e conta que, quinzenalmente, retira medicamentos para ela e o irmão. “Até hoje sempre fui bem atendida. Venho pegar remédio para o meu irmão e para mim também. Sempre, todos os meses, uma vez ou duas, eu estou aqui”, disse.

O serviço registrou um crescimento progressivo. No primeiro ano, entre 2020 e 2021, foram 2.120 atendimentos, número que subiu para 3.020 no período seguinte. O pico ocorreu entre 2023 e 2024, com 5.474 registros. A leve queda no último ano, com 4.915, é atribuída à descentralização de alguns medicamentos para as próprias UBSs. O total já ultrapassa 20.582 atendimentos.
Para retirar os medicamentos, o paciente deve apresentar o Cartão SUS de Caxias do Sul, receita médica válida e documento de identidade com CPF no caso de controlados, que são entregues apenas a maiores de 18 anos.