Em pronunciamento publicado na noite desta segunda-feira (20), o prefeito de Carlos Barbosa, Evandro Zibetti, apelou para que a comunidade reforce os hábitos de higiene e redobre os cuidados sanitários. O apelo se deu após novos casos de Covid-19 surgirem no município e acenderem uma luz de alerta às autoridades.
Em comunicado, Zibetti afirma que a reabertura do comércio local não é sinônimo de afrouxamento das medidas sanitárias, muito pelo contrário. Ainda, de acordo com o prefeito, equipes de fiscalização do município flagraram aglomeração de pessoas em diversos pontos, sem a distância social necessária para a segurança individual. “De nada adianta a quarentena, de nada adianta todos os procedimentos que nós estamos fazendo, como a limpeza das ruas e os cuidados nas empresas, se no final de semana ou durante a nossa rotina, acabarmos por nos descuidar. Sobre esse aspecto, estamos fazendo um apelo muito grande, inclusive com a obrigatoriedade de uso de máscara. O coronavírus não é uma brincadeira como estão pregando por aí, tem gente morrendo na nossa região e os casos estão aumentando”, afirma Zibetti.
Nesta segunda-feira (20), dois novos casos de Covid-19 foram confirmados no município. De acordo com a secretária da Saúde, Letícia Lusani, uma mulher de 38 anos necessitou ser transferida para UTI de um hospital de referência na região. O outro caso, de um homem de 29 anos, não apresentou agravamento no quadro de saúde e o paciente segue em isolamento domiciliar. Ainda, outros três casos suspeitos seguem sendo monitorados. “Avançar nesse processo da flexibilização com segurança, responsabilidade e seriedade, ou retroceder para um fechamento obrigatório em nível Brasil, vai depender da ação e da atitude de cada um de nós” conclui Zibetti.
Foto: Felipe Vicari/Grupo RSCOM