Caxias do Sul

Caxias recebeu apenas 86% das vacinas Coronavac necessárias para segunda dose em idosos de 66 anos ou mais

Aqueles que não conseguirem fazer a vacina neste sábado (24/04) receberão senhas para que tenham prioridade assim que o município receber novos lotes

Fotos: Cristiane Barcelos / SMS
Fotos: Cristiane Barcelos / SMS

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) alerta que recebeu apenas 86% das vacinas necessárias para aplicar a segunda dose de Coronavac/ Butantan em idosos de 66 anos ou mais. Além disso, a SMS já notificou a Anvisa sobre a perda técnica de cerca de 10% das doses de Coronavac/ Butantan, porque grande parte dos frascos não tem o quantitativo necessário para 10 aplicações, problema noticiado pelo Estado e que ocorre em diversos municípios.

Assim, a SMS informa que os idosos que não conseguirem fazer a segunda dose neste sábado (24/04) receberão senhas para que tenham prioridade assim que o município receber novos lotes de Coronavac/ Butantan. As datas e locais serão informados oportunamente. A SMS também esclarece que a aplicação da segunda dose foi divulgada porque sempre houve garantia, por parte do Ministério da Saúde, de que haveriam doses suficientes.

A SMS também tranquiliza idosos que, por este motivo, precisarão fazer a segunda dose mais de 28 dias após a primeira aplicação: não há estudos que comprovem que a eficácia do imunizante seja prejudicada. Além disso, diversas vacinas do calendário nacional têm esquema de aplicação em duas doses e, para todas, em caso de atraso a orientação é apenas completar o esquema vacinal, não sendo necessárias aplicações adicionais.

Todas as equipes da SMS e da Secretaria Estadual da Saúde estão empenhadas em realizar a campanha de vacinação contra a covid-19 para que toda a população seja imunizada o mais breve possível. No entanto, a falta de insumos (Insumo Farmacêutico Ativo – IFA) para fabricação da vacina pode ocasionar atrasos na aplicação das doses.