A Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), promoverá em 18/10 (sábado), mais uma edição do Mutirão da Saúde. Com objetivo de incentivar o cuidado integral, prevenção e bem-estar da comunidade caxiense, a ação que terá foco na vacinação, na realização de consultas e exames, ocorrerá em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do Município, das 8h às 17h.
A data do Mutirão também marcará o Dia D da Vacinação, ofertando avaliação e aplicação de doses para todos os públicos, nas 48 UBSs da cidade. Tratando sobre a importância da vacinação, Magda Teles, diretora das Vigilâncias em Saúde da SMS, também destaca o combate ao sarampo, visto que os países do Mercosul e de fronteira têm enfrentando casos.
“Estamos buscando promover o resgate de crianças e adolescentes que não possuem o cartão vacinal em dia, e pensando em conter a reintrodução do sarampo em nosso território, visto que os países do Mercosul e de fronteira estão enfrentando casos dessa patologia. A gente também pede à população adulta, que não tenha sido vacinada ou que não tenha comprovação vacinal da triviral, que protege contra o sarampo, caxumba e rubéola, que procure uma unidade nesse dia. Também vai ser uma data alusiva ao Outubro Rosa e estaremos fazendo reavaliação do cartão vacinal das mulheres que procurarem as unidades, ofertando as vacinas do calendário do adulto”, reforça.
Serviços que serão ofertados durante o Mutirão da Saúde
- Coleta de exame para rastreio do câncer de colo uterino (Papanicolau);
- Encaminhamento para mamografia (quando indicado) e orientação sobre exames preventivos;
- Testagem rápida para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ITS) com aconselhamento;
- Atendimento médico para adultos (clínico/geral);
- Atendimento odontológico básico (avaliação, limpeza e encaminhamentos);
- Campanha de Multivacinação para crianças, adolescentes e adultos;
- Aconselhamento de saúde do homem e da mulher, defesa de direitos e prevenção.
“Esse evento tem uma alusão especial ao Outubro Rosa. Nesse dia, as mulheres poderão buscar a unidade básica de saúde para a realização de coleta do preventivo, encaminhamento de mamografia, realização de testes rápidos, além de outras atividades. E esse ano o Mutirão será um pouquinho diferente. Ele também terá enfoque na saúde dos homens, que poderão buscar o serviço nas unidades básicas de saúde, para vacinação e realização de testes rápidos, além de, claro, de um olhar para a saúde do homem”, pontua Juliana Argenta Calloni, diretora de Atenção Primária em Saúde da SMS.
A ação será aberta à comunidade e para participar é necessário levar somente um documento com foto, Cartão SUS e carteira de vacinação, para quem for se vacinar. A coleta para o Papanicolau, mamografia e testes rápidos serão realizados, assim como atendimento médico e odontológico conforme disponibilidade. Alguns serviços podem exigir encaminhamentos ou agendamento prévio no dia, respeitando os protocolos de biossegurança e privacidade.