Caxias do Sul passará a contar, em breve, com mais oferta de atendimentos especializados nas áreas de oftalmologia, otorrinolaringologia, oncologia e cardiologia. A Prefeitura de Caxias do Sul participa do Programa Mais Acesso a Especialistas (PMAE), do Ministério da Saúde, e assinou o termo de compromisso na terça-feira (25) no auditório do Hospital Geral.
O programa prevê atendimentos no Hospital Pompéia, na Clínica Clélia Manfro e no HG. Os quantitativos mensais, referentes aos atendimentos para Caxias e região, são de 66 atendimentos/ mês na área de oncologia, 160/ mês em oftalmologia, 30/ mês em otorrinolaringologia e 230/ mês em cardiologia. Os atendimentos serão via SUS, seguindo os fluxos habituais.
Caxias do Sul é responsável por 49 municípios da região e o Programa Acesso a Especialistas vai ajudar a atender a tantas pessoas que esperam na fila há anos.
“Nós já aportamos na área da saúde muito mais que a obrigação, com 27% do orçamento de Caxias que não é pequeno. Na área da saúde e educação não conseguimos avançar muito. Para terem uma ideia, do ano passado até agora, chegaram 3 mil alunos na nossa rede de ensino, consequência da chegada de imigrantes/migrantes de 57 nacionalidades diferentes. E esses que chegam precisam também da saúde. Então agradeço aos governo federal e estadual por nos auxiliar com esse novo programa, que vai dar um resultado extraordinário, tenho certeza. Agradeço também aos nossos três hospitais de Caxias e em nome deles a todos municípios, porque trabalhamos integrados e todo mundo ganha. Reduz a fila de espera e seguramente aumenta a qualidade de vida dos cidadãos da Serra”, discursou o prefeito Adiló Didomenico.