Foto: Banco de imagens
Foto: Banco de imagens

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), de Caxias do Sul, viabilizou 434 consultas extras para oftalmologia geral adulto. A iniciativa busca diminuir a fila de espera, que atualmente soma 7.546 pacientes entre crianças, adolescentes e adultos.

O secretário da Saúde, Rafael Bueno, destaca que o avanço acontece de forma gradual, mas constante.


Aos poucos, mas sempre aprimorando as parcerias, iremos reduzir as filas de todas as especialidades. Com investimentos em tecnologia, isso ajudará ainda mais a baixar esses números, afirmou.

As consultas foram viabilizadas pelo programa SUS Gaúcho, do Governo do Estado, e contam com a parceria do Hospital Virvi Ramos. A diretora da instituição, Cleciane Doncatto, destacou a relevância da iniciativa e fez um alerta aos usuários sobre a necessidade de comparecer às consultas:

Isso é fundamental para a redução da fila de oftalmologia para Caxias do Sul e região. O número é muito significativo. O que eu queria reforçar é a importância do usuário não faltar a essas consultas, porque às vezes as pessoas ficam muito tempo na fila e não valorizam a oportunidade de conseguir a consulta para oftalmologia. Hoje, temos média de 25% a 30% de evasão por falta nas consultas”, ressaltou a diretora.

De acordo com Marguit Meneguzzi, diretora do Departamento de Avaliação, Controle, Regulação e Auditoria (Dacra), os pacientes serão encaminhados inicialmente pela Atenção Primária. Depois, passarão pelo Sistema de Gerenciamento de Consultas até serem direcionados ao atendimento no hospital.