
Caxias do Sul recebeu oficialmente, nesta quarta-feira (5), o Selo Esmeralda, uma certificação nacional que a torna cidade modelo na qualificação da Atenção Básica para pacientes respiratórios. O reconhecimento foi entregue ao vice-prefeito Edson Néspolo e ao secretário municipal da Saúde, Rafael Bueno, em cerimônia no Salão Nobre do Centro Administrativo.
“Nossa ideia é prevenir, tratar lá na ponta. Principalmente nós que vivemos numa região com muitas mudanças meteorológicas, precisamos ter um olhar especial sobre doenças respiratórias”, enfatizou o secretário Rafael Bueno.

O Selo é concedido pelo Programa Abraçar às cidades que atendem a pelo menos 80% dos critérios técnicos estabelecidos. A iniciativa é coordenada pela farmacêutica Boehringer Ingelheim, que firmou convênio com o município em 2022 para oferecer suporte na construção de uma Linha de Cuidado Respiratória eficiente.
“Foram capacitações teóricas e a última capacitação teve um retorno bem positivo. O médico da atenção primária da UBS atende os pacientes no CES, junto com o pneumologista, para encaminhamento precoce”, detalhou a diretora da Atenção Primária da SMS, Juliana Argenta Calloni.
Ela ressaltou que o oxigênio é hoje custeado 100% pelo Município, evitando internações. Entre os avanços que garantiram a certificação estão o mapeamento da jornada do paciente com sintomas de problemas respiratórios, a implementação de ações do Plano de Trabalho e a capacitação das equipes.
Sobre o Programa Abraçar
O Programa Abraçar oferece consultoria técnica especializada para municípios, focando na reorganização da jornada do paciente com doenças pulmonares crônicas. Desde 2018, funciona gratuitamente em parceria com secretarias de saúde, incluindo ações como realização de espirometrias, capacitação de profissionais e organização de protocolos clínicos.