TELESSAÚDE

Caxias do Sul inicia projeto de Telessaúde com 30 mil consultas anuais

Iniciativa começa em julho com atendimentos por videochamada nas áreas de clínica geral e especialidades médicas

Caxias do Sul inicia projeto de Telessaúde com 30 mil consultas anuais Caxias do Sul inicia projeto de Telessaúde com 30 mil consultas anuais Caxias do Sul inicia projeto de Telessaúde com 30 mil consultas anuais Caxias do Sul inicia projeto de Telessaúde com 30 mil consultas anuais
Caxias do Sul inicia projeto de Telessaúde com 30 mil consultas anuais. Foto Reprodução Freepik
Caxias do Sul inicia projeto de Telessaúde com 30 mil consultas anuais. Foto Reprodução Freepik

O município de Caxias do Sul dará início, na primeira semana de julho, à oferta de 30 mil consultas médicas por ano por meio do novo serviço de Telessaúde, que funcionará por meio de videochamadas integradas ao sistema de saúde pública local.

A iniciativa prevê, inicialmente, 4.800 consultas de clínica médica, com início imediato, e outras 25.200 consultas especializadas distribuídas entre áreas como cardiologia, endocrinologia, reumatologia, psiquiatria (adulto e pediátrica), neurologia (adulto e pediátrica) e psicoterapia. A seleção das especialidades considerou a carência de profissionais e longas filas de espera, e esse talvez seja o principal ponto da iniciativa, conforme explica o diretor jurídico e de projetos estratégicos da Secretaria Municipal da Saúde, Mário Gregoire Taddeucci.

“Bom, ele vem para complementar os atendimentos presenciais e para suprir a falta de profissionais, por exemplo, neurologista infantil. É uma especialidade na qual nós temos muito poucos profissionais em Caxias e também no Rio Grande do Sul. Então isso vem para complementar esta falta de profissionais “, pontua.

O atendimento será feito por profissionais cadastrados em seus respectivos conselhos, com uso de plataforma própria, integrada ao prontuário eletrônico do município. A ferramenta permite o envio de receitas, exames e atestados com certificação digital, e cumpre as exigências da LGPD e da Sociedade Brasileira de Segurança da Informação.

Segundo a secretária adjunta da Saúde, Daniele Meneguzzi, a inovação vem apresentando excelentes resultados em outras cidades onde já houve a implementação, o que também deverá ser uma realidade em Caxias.

“São 30 mil consultas a mais que a gente vai ter por ano para oferecer, e esse número ele ainda pode ser ampliado, de acordo com a nossa disponibilidade orçamentária e principalmente de acordo com o resultado positivo que a gente for ter, e a gente tem convicção que teremos um resultado bem positivo, dada a experiência de outros municípios”, coloca ela. 

Implantação e Estrutura do Telessaúde

Serão instaladas quatro cabines de teleatendimento em unidades de saúde: duas no Centro de Especialidades Médicas (SES), uma no Cais Mental e uma na UBS Esplanada. O modelo prevê a oferta inicial das consultas nas cabines, com expansão posterior para atendimentos feitos de casa, à medida que a população se familiarize com a tecnologia.

O sistema será híbrido e regulado: o paciente será avisado no momento do agendamento sobre o formato da consulta e poderá optar entre modalidade online ou presencial, sem prejuízo na posição da fila. O encaminhamento será feito pelas unidades de saúde, com regulação central para as especialidades.

A previsão é que, 60 dias após o início das consultas clínicas, sejam iniciados os atendimentos especializados e as sessões de psicoterapia.

Benefícios e Implementação

O Prefeito Adiló Didomenico lembra que o principal ponto com o aparelhamento e modernização dos serviços é, afinal, dar maior conforto e qualidade de vida às pessoas que utilizam as ferramentas de saúde do Município.  

“O nosso inverno aqui não é para pessoa idosa, pessoa com algum problema ficar na fila esperando até amanhã. Então, a Telessaúde veio justamente para nós implantar essa nova cultura. ”, defende ele.  

A implementação foi precedida por processo licitatório iniciado no ano anterior, com a seleção de uma empresa que já presta serviços semelhantes ao Exército Brasileiro. A empresa realizou prova de conceito em Caxias do Sul, integrando sua plataforma ao sistema local (SIS). O contrato assinado prevê a manutenção das consultas presenciais, com a telemedicina somando-se como alternativa para ampliar o acesso.

O projeto é descrito como o primeiro passo rumo à informatização completa da Secretaria de Saúde, que incluirá, em etapas futuras, agendamentos online, confirmação digital de consultas e ampliação da saúde digital no município.