O município de Caxias do Sul dará início, na primeira semana de julho, à oferta de 30 mil consultas médicas por ano por meio do novo serviço de Telessaúde, que funcionará por meio de videochamadas integradas ao sistema de saúde pública local.
A iniciativa prevê, inicialmente, 4.800 consultas de clínica médica, com início imediato, e outras 25.200 consultas especializadas distribuídas entre áreas como cardiologia, endocrinologia, reumatologia, psiquiatria (adulto e pediátrica), neurologia (adulto e pediátrica) e psicoterapia. A seleção das especialidades considerou a carência de profissionais e longas filas de espera, e esse talvez seja o principal ponto da iniciativa, conforme explica o diretor jurídico e de projetos estratégicos da Secretaria Municipal da Saúde, Mário Gregoire Taddeucci.
“Bom, ele vem para complementar os atendimentos presenciais e para suprir a falta de profissionais, por exemplo, neurologista infantil. É uma especialidade na qual nós temos muito poucos profissionais em Caxias e também no Rio Grande do Sul. Então isso vem para complementar esta falta de profissionais “, pontua.
O atendimento será feito por profissionais cadastrados em seus respectivos conselhos, com uso de plataforma própria, integrada ao prontuário eletrônico do município. A ferramenta permite o envio de receitas, exames e atestados com certificação digital, e cumpre as exigências da LGPD e da Sociedade Brasileira de Segurança da Informação.
Segundo a secretária adjunta da Saúde, Daniele Meneguzzi, a inovação vem apresentando excelentes resultados em outras cidades onde já houve a implementação, o que também deverá ser uma realidade em Caxias.
“São 30 mil consultas a mais que a gente vai ter por ano para oferecer, e esse número ele ainda pode ser ampliado, de acordo com a nossa disponibilidade orçamentária e principalmente de acordo com o resultado positivo que a gente for ter, e a gente tem convicção que teremos um resultado bem positivo, dada a experiência de outros municípios”, coloca ela.
Implantação e Estrutura do Telessaúde
Serão instaladas quatro cabines de teleatendimento em unidades de saúde: duas no Centro de Especialidades Médicas (SES), uma no Cais Mental e uma na UBS Esplanada. O modelo prevê a oferta inicial das consultas nas cabines, com expansão posterior para atendimentos feitos de casa, à medida que a população se familiarize com a tecnologia.
O sistema será híbrido e regulado: o paciente será avisado no momento do agendamento sobre o formato da consulta e poderá optar entre modalidade online ou presencial, sem prejuízo na posição da fila. O encaminhamento será feito pelas unidades de saúde, com regulação central para as especialidades.
A previsão é que, 60 dias após o início das consultas clínicas, sejam iniciados os atendimentos especializados e as sessões de psicoterapia.
Benefícios e Implementação
O Prefeito Adiló Didomenico lembra que o principal ponto com o aparelhamento e modernização dos serviços é, afinal, dar maior conforto e qualidade de vida às pessoas que utilizam as ferramentas de saúde do Município.
“O nosso inverno aqui não é para pessoa idosa, pessoa com algum problema ficar na fila esperando até amanhã. Então, a Telessaúde veio justamente para nós implantar essa nova cultura. ”, defende ele.
A implementação foi precedida por processo licitatório iniciado no ano anterior, com a seleção de uma empresa que já presta serviços semelhantes ao Exército Brasileiro. A empresa realizou prova de conceito em Caxias do Sul, integrando sua plataforma ao sistema local (SIS). O contrato assinado prevê a manutenção das consultas presenciais, com a telemedicina somando-se como alternativa para ampliar o acesso.
O projeto é descrito como o primeiro passo rumo à informatização completa da Secretaria de Saúde, que incluirá, em etapas futuras, agendamentos online, confirmação digital de consultas e ampliação da saúde digital no município.