Foto: Gisele Nozari/Divulgação
Foto: Gisele Nozari/Divulgação

Uma parceria entre a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e o Samu Regional de Caxias do Sul foi firmada para a capacitação de servidores, com economia estimada em R$ 3 milhões por ano. O acordo foi selado na quarta-feira (18) entre o secretário Rafael Bueno e o diretor-geral do Samu, Durval Júnior de Oliveira.

O treinamento será realizado através do Núcleo de Educação em Urgências (NEU) do Samu, que já existe por decreto municipal como centro de formação para atendimento de urgências e emergências.

O cronograma terá início em março de 2026 e se estenderá até o final do mesmo ano. O modelo do curso prevê aulas teóricas gravadas, disponibilizadas pela Escola de Gestão Pública (EGP), enquanto a parte prática será ministrada por profissionais do Samu no auditório do NEPS.

A proposta visa capacitar mais de 4 mil servidores. O público-alvo inclui 800 profissionais de saúde, incluindo médicos, enfermeiros e técnicos, e 3.200 professores da rede municipal, além de servidores das áreas de segurança e trânsito.

Entre os cursos oferecidos estão: capacitação em Via Aérea Avançada com ênfase em máscara laríngea; Lei Lucas; Suporte Básico de Vida; Trabalho de Parto; Imobilizações; Choque Anafilático; Telemedicina e Protocolos de Enfermagem; Práticas Avançadas de Enfermagem; Descompressão Torácica por Punção; e Controle de Hemorragias.

Para o secretário Rafael Bueno, a parceria é de suma importância, citando especialmente o atendimento nas escolas, estabelecido em lei, além dos demais temas abordados no projeto apresentado pelo Samu.

“Achei uma excelente ideia esse trabalho, seja virtual ou presencial, porque irá aprimorar ainda mais o atendimento e qualificará o cuidado aos nossos usuários, principalmente na atenção primária”, ressaltou Bueno.