VIGILÂNCIA

Casos de dengue caem 63,8% em Caxias do Sul

De acordo com dados da Vigilância Epidemiológica, foram registrados 95 casos confirmados de dengue até o momento em 2025. Em 2024, esse número já chegava a 263 casos e um óbito na mesma época do ano

(SMS/Divulgação)
(SMS/Divulgação)

Caxias do Sul - A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) anunciou que o município vive um cenário positivo no combate à dengue em 2025, com uma redução de 63,8% nos casos confirmados da doença em comparação ao mesmo período do ano passado.

De acordo com dados da Vigilância Epidemiológica, foram registrados 95 casos confirmados de dengue até o momento em 2025. Em 2024, esse número já chegava a 263 casos e um óbito na mesma época do ano. Apesar do salto significativo de 43 casos em 2023 para 263 em 2024, a queda registrada agora mostra que as ações de controle e prevenção estão surtindo efeito.

Entre as iniciativas implementadas ao longo do ano, a instalação de 230 ovitrampas (armadilhas para monitorar a presença do mosquito) tem sido uma das estratégias mais eficazes. Essas armadilhas, monitoradas mensalmente, permitem gerar mapas de calor que identificam as áreas com maior infestação, direcionando as ações da Vigilância Ambiental de forma mais precisa e ágil.

“Além disso, seguimos com o borrifamento residual intradomiciliar em prédios públicos, as visitas domiciliares de rotina e a inspeção quinzenal em pontos estratégicos”, destacou a médica veterinária Delvair Fátima Zortéa da Silva, da Vigilância Ambiental em Saúde.

Calor aumenta risco: SMS reforça cuidados preventivos

Com a aproximação das estações mais quentes do ano, o alerta continua. Temperaturas elevadas e chuvas ocasionais criam as condições ideais para a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.

A SMS reforça a importância da colaboração da população tanto na adoção de medidas de prevenção em casa quanto na recepção das equipes da Vigilância durante as vistorias. A participação dos moradores é considerada fundamental para manter os índices sob controle.

Veja como ajudar no combate à dengue:

  • Limpe com escova os recipientes de água dos pets toda semana;
  • Recolha o lixo do pátio e o mantenha ensacado para coleta pela Codeca;
  • Armazene pneus inservíveis em locais secos ou entregue na Central da Codeca (CAPI);
  • Tampe bem as caixas d’água e instale telas milimétricas nos reservatórios;
  • Mantenha calhas limpas e sem acúmulo de água;
  • Lave e escove as piscinas plásticas semanalmente e troque a água;
  • Elimine os pratinhos de plantas que acumulam água.