Uma campanha para coletar sangue e desta forma recompor o estoque do Hemocentro Regional de Caxias do Sul, está sendo organizada pelo Hospital Tacchini, de Bento Gonçalves.
O Hemocs é responsável por abastecer 48 municípios da região e vem enfrentando uma redução significativa do seu estoque de bolsas de sangue. Consequentemente, a Agência Transfusional do Hospital Tacchini Bento Gonçalves também enfrenta uma baixa em seu volume de hemocomponentes. Diante deste cenário, o Tacchini solicita que a contribua com a doação e desta forma ajude a salvar vidas.
Sábado, é dia de doar
Para facilitar a doação e garantir a reposição dos estoques, o Hospital Tacchini, em parceria com a Prefeitura de Bento Gonçalves, oferece transporte gratuito para o Hemocentro de Caxias do Sul. O serviço ocorre no último sábado de cada mês, com saída às 07h, em frente ao pronto-socorro do Hospital Tacchini. Para agendar seu transporte e doação, entre em contato com a Agência Transfusional pelo telefone (54) 9 9129-1476. Você também pode agendar sua doação diretamente no Hemocentro de Caxias do Sul pelos contatos (54) 3290-4580 e (54) 98418-8487.
Porque e quem pode doar
A Agência Transfusional do Hospital Tacchini é vital para o atendimento de pacientes internados e ambulatoriais que necessitam de transfusões ou sangrias terapêuticas, abrangendo todos os convênios atendidos pelo Hospital. Embora o Tacchini utilize, em média, 350 hemocomponentes por mês, é fundamental esclarecer que a Agência Transfusional não realiza coletas de sangue; a maioria do fornecimento é feito pelo Hemocentro de Caxias do Sul.
“A atual baixa nos estoques não se deve a um período sazonal, mas sim uma baixa procura da população em realizar a doação, afetando os estoques e fornecimento do Hemocentro, que atende a diversas cidades da região, impactando diretamente a disponibilidade para o Tacchini”, comenta Amanda Dendena, Biomédica Líder da Agência Transfusional.
Para doar sangue, é necessário atender a alguns critérios básicos, como ter entre 16 e 69 anos (menores de idade precisam de autorização dos responsáveis), pesar no mínimo 50 kg, estar em boas condições de saúde, estar alimentado e evitar alimentos gordurosos antes da doação. Além disso, é preciso apresentar um documento oficial com foto e respeitar intervalos mínimos entre as doações, que são de dois meses para homens e três meses para mulheres.
Uma única doação pode salvar até quatro vidas
Cada bolsa de sangue coletada pode ser fracionada em quatro hemocomponentes essenciais: hemácias, plasma, plaquetas e crioprecipitado. As hemácias são fundamentais para pacientes com anemia severa ou que passaram por cirurgias e acidentes graves. O plasma é utilizado no tratamento de distúrbios de coagulação e queimaduras. As plaquetas são indispensáveis para pacientes em tratamento contra o câncer e doenças hematológicas. Já o crioprecipitado é essencial para pessoas com distúrbios hemorrágicos, como a hemofilia. Ou seja, uma única doação tem o poder de impactar diversas vidas.